Os 9 Melhores Livros do Hernandes Dias Lopes

melhores livros hernandes dias lopes

Conhecer os melhores livros do Hernandes Dias Lopes significa entrar em contato com o pensamento de um dos autores mais importantes do presbiterianismo, além de conferencista, doutor, teólogo e pastor.

Por consequência, suas obras – dedicadas, em sua maioria, a simpatizantes e estudiosos – são verdadeiras referências teológicas, figurando entre as mais vendidas do gênero.

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Vamos nos aprofundar nas obras?

Um dos assuntos mais abordados por Lopes é a situação das igrejas no Brasil. O autor destina vários livros à instrução e exortação das instituições religiosas brasileiras. Do mesmo modo, seus escritos são direcionados a todos os aspectos da vida dos cristãos.

Conquanto suas palavras ajudem no desenvolvimento espiritual, também auxiliam os leitores no tratamento e na identificação de problemas emocionais, ensinando sobre a Bíblia com foco no estabelecimento de um modo de vida autenticamente cristão.

1. Bíblia: Pregação expositiva

livro biblia pregacao expositiva

Apesar de existirem muitas formas de disseminar as palavras de Deus, há uma, em especial, que vem demonstrando sua eficácia ao longo do tempo, sendo adotada pelos mais fiéis e célebres pregadores: o modo expositivo.

Este não é nada mais do que, segundo o autor, “pregar a Bíblia”, ou seja, explicar os textos das Sagradas Escrituras, de acordo com a sua significação interpretativa, contextual e histórica.

Ou por outra, trata-se de transmitir, aos ouvintes contemporâneos, as aplicações pertinentes da “Palavra”. Já que este livro é capaz de iluminar os textos bíblicos, os leitores são levados para longe das interpretações equivocadas e dos entendimentos incompletos.

Principalmente devido às notas, estudos e sermões de Lopes, o público em geral pode confirmar o adágio, segundo o qual “não existe salvação sem pregação”.

Resultado de um intenso trabalho exegético e desenvolvido cuidadosamente de modo analítico, o autor abrange a prática doutrinária, mantendo-se nos textos bíblicos, sem elucubrações ou desvios doutrinários.

A propósito, a obra configura-se como um material rico e de estudo vivo, inteiramente destinado a estudantes, pregadores, pastores e líderes que buscam uma ferramenta completa para potencializar a preparação de aulas, o desenvolvimento de sermões ou o aprofundamento espiritual.

2. Gênesis: O livro das origens

livro genesis o livro das origens

O livro de Gênesis não é, somente, o primeiro da Bíblia. Nele reside a chave hermenêutica da compreensão dos outros textos sagrados.

De acordo com as crenças cristãs, sem o Gênesis não é possível compreender, por exemplo, a origem do universo, da mulher, do homem, da família, do casamento, da redenção, do pecado, das nações gentílicas, de Israel e, tampouco, do conceito de “salvação pela graça”.

Estudar a fundo o primeiro livro representa se aprofundar na história, penetrando nas insondáveis riquezas do evangelho de Jesus. Encontram-se, em Gênesis, as sementes das doutrinas explicadas nos demais livros, formando o alicerce da revelação bíblica.

Todavia, esta obra de Lopes enriquecerá os seus conhecimentos, inflamará o seu coração, iluminará os seus olhos e despertará o anseio de viver segundo a fé no Deus que arquitetou e edificou a nossa vida e todo o universo.

3. Efésios: Igreja, a noiva gloriosa de Cristo

livro efesios

O autor aborda, aqui, um ponto de vista segundo o qual o apóstolo Paulo – na carta aos Efésios – não trata de questões particulares, como na maior parte de suas epístolas.

Ainda mais importante: Lopes expõe, aqui, como Paulo lida com temas como a reconciliação entre judeus e gentios, a plenitude imanente ao Espírito Santo, os mistérios do evangelho, a batalha espiritual e a constituição da família.

É provável, segundo o autor, que essa carta não tenha sido originalmente produzida como um tratado teológico, mas como um guia para as ações práticas, mediante princípios claros e profundos que devem nortear tanto a Igreja quanto a família nesse mundo repleto de escuridão.

4. Provérbios: Manual de sabedoria para a vida

livro proverbios

“Provérbios” consiste em um inesgotável reservatório de sabedoria. Bem como os demais elementos presentes na Bíblia, não se trata de conhecimentos humanos, mas de sabedoria divina.

Ademais, grandes temas do cotidiano são tratados com maestria por Lopes, como prosperidade, trabalho, dinheiro, comunicação, amizades, filhos, família, casamento, dentre outros.

A obra nos alerta para os diversos perigos existentes, como as injustiças, a mentira, a preguiça, a ganância, o adultério e as más companhias. Sobretudo, o autor aborda, de modo eloquente, a forma correta de estabelecer um relacionamento com Deus, consigo mesmo e com o próximo.

Surpreendentemente, esta leitura equivale a uma “matrícula” no ensino superior de Deus, aprendendo os princípios eternos do Criador para ter uma vida bem-aventurada, piedosa e sábia.

As mensagens desse livro trarão luz à sua mente, e fogo sagrado ao seu coração.

5. Paulo: O maior líder do cristianismo

livro paulo o maior lider do cristianismo

Com este livro, Lopes busca demonstrar quem era Paulo, explicando que ele provocava revoluções por onde quer que passasse, mostrando suas credenciais, a história de seus pais, seu nascimento, sua educação e suas convicções religiosas.

As cartas de Paulo ainda falam com os homens, sua voz – apesar de póstuma – continua poderosa. Tanto que milhões de indivíduos são abençoados diariamente por sua vida e por seu legado.

Em virtude disso, cabe-nos, agora, imitar esse homem – da mesma forma como ele buscou imitar a Cristo.

O autor convida os leitores a embarcarem em uma viagem fascinante rumo ao passado, adentrando os corredores do tempo, visando descobrir essas respostas e conceder acesso para que as missivas de Paulo penetrem em nossos corações.

6. De pastor a pastor: Princípios para ser um bom pastor segundo o coração de Deus

livro de pastor a pastor

As tradições evangélicas atribuem às figuras dos pastores as mais diversas responsabilidades e funções.

A princípio, mais do que a condução do rebanho e a liderança espiritual, o ministro responsável pela disseminação do Evangelho, na atualidade, atua como gestor de pessoal, conselheiro, conferencista, estrategista, administrador e, até mesmo, especialista em marketing.

Entre tantas atribuições, onde se localiza a vocação e a vivência espiritual e familiar de cada pastor? Quem é responsável por pastoreá-lo? Quais são os caminhos para equilibrar o conteúdo pregado e a vivência prática?

Felizmente, é difícil imaginar alguém mais qualificado do que Lopes para responder a essas perguntas. Afinal, ele é um pastor que divide seu tempo entre o púlpito de sua igreja com participações em congressos, publicações de livros e suas demandas pessoais.

Talvez, por isso, sempre escreve suas obras em primeira pessoa, para sinalizar que lida com as situações que aborda. Uma das principais vantagens reside no fato de que a obra não oferece receitas prontas.

Pelo contrário, o autor abre seu coração e compartilha suas angústias, de tal forma que tanto destinatário quanto remetente podem ser mutuamente pastoreados, disciplinados e apascentados.

Ao tomar os ensinamentos de Paulo como base, Lopes ressalta as dificuldades inerentes às igrejas em formação e os desafios da vida de pastor, resumindo suas argumentações em tópicos como:

  • os perigos enfrentados pelos pastores;
  • seus sofrimentos;
  • os salários recebidos;
  • a preparação;
  • características da vida devocional etc.

Ou seja, o autor expõe com clareza que os sermões mais difíceis de serem pregados são aqueles que os pastores pregam a si mesmos: suas mensagens são transmitidas por suas próprias vidas.

7. Minha história vai mudar a sua: A trajetória, a mensagem e a vida de 10 personagens bíblicos contadas por eles mesmos

livro minha historia vai mudar a sua

A ideia central desta obra é fantástica: você lerá um livro a respeito de personagens bíblicos como se os próprios se apresentassem e contassem suas histórias.

Nestas páginas, brilhantemente escritas por Lopes, você será apresentado às mensagens, visas e trajetórias de dez personalidades, narradas sob suas próprias perspectivas.

De forma criativa, carregada de emoção, profunda, inusitada e respeitando cada um dos contextos, o autor presenteia o público com os conteúdos das vidas de personagens importantes. Tudo isso em primeira pessoa, tal como nas biografias narradas.

Ao ler, você entenderá e navegará, história por história, página a página, de modo claro e profundo, em cores vivas, como se sucederam os fatos, estimulando ainda mais a sua fé.

Visto que essa abordagem inovadora é aplicada ao longo de todo o livro, os leitores são transportados para aqueles tempos, vivendo intensamente as emoções, como se estivessem lá – não como meras testemunhas, mas como se fossem protagonistas dos acontecimentos.

Basta deixar o seu coração bater nos mesmos compassos dos indivíduos sobre os quais estiver lendo. Não perca a oportunidade de experimentar essa viagem linda rumo ao passado, por meio de uma aventura ousada com Deus e com aqueles que se legitimaram com servos fieis.

Certamente, você será tão abençoado com esta leitura que se animará a dar continuidade ao trabalho de Lopes, escrevendo também, sob esse mesmo viés, outras narrativas que encorajem as pessoas, despertando em todos o interesse por narrativas bíblicas.

8. Hebreus: A superioridade de Cristo

livro hebreus

“Hebreus: A superioridade de Cristo” integra uma coleção de comentários expositivos de Lopes, sendo fundamental para quem almeja compreender os sentidos profundos existentes no Antigo Testamento.

Mas, por ser um dos livros mais estratégicos e relevantes da Bíblia, compreender “Hebreus” é indispensável para quem deseja alcançar a unidade existente em todas as Sagradas Escrituras.

Este estudo permite uma extraordinária viagem ao passado e, também, uma subida nos mais elevados montes para contemplar o que há de vir.

9. As teses de Satanás: Descubra como a história de Jó pode ajudar a enfrentar os desafios de hoje

livro as teses de satanas

Em “As teses de Satanás”, o autor usa o “Livro de Jó” como pano de fundo para apresentar, aos leitores, valiosas lições a serem aplicadas nos dias atuais. De conformidade com isso, a vida de Jó é implacavelmente atacada pelo inimigo que, assim, deseja provar que as suas teses são verdadeiras.

No entanto, elas são categoricamente refutadas por Jó. O divino Criador reverte a situação, virando a mesa. Afinal, Deus restitui a – em dobro – tudo o que foi retirado por Satanás.

Essa leitura é capaz de aquecer o seu coração, redirecionar os seus passos e reanimar a sua alma. Por meio desta obra, Lopes incentiva os leitores a manterem a esperança.

Em síntese, a obra é altamente recomendável caso você esteja atravessando um vale escuro, tenha o corpo surrado por alguma doença e existam lágrimas rolando por sua face, esteja com o matrimônio abalado, tenha filhos que são atacados pelos adversários ou amigos que se rebelem.

Enquanto enfrenta todas essas adversidades, tenha em mente que, cedo ou tarde, o sol brilhará novamente. As nuvens escuras não durarão para sempre – um novo tempo, de descanso oriundo do Senhor, recairá sobre sua vida, sua família e todos os que você ama.