Os 13 Melhores Livros para Aprender Espanhol 

Aprender novos idiomas pode ser uma atividade deliciosa e muito divertida, mesmo quando você aprende com livros. Se o seu objetivo é aprender a língua de Miguel de Cervantes, Pablo Neruda e Gabriel García Márquez, confira este artigo em que apresentamos nossa lista com os melhores livros para aprender espanhol!

Com essas leituras, você aprenderá informações sobre a cultura de países que falam essa língua estrangeira, conseguirá se comunicar em viagens e ainda poderá usar a sua fluência para deixar o currículo mais atrativo e ter mais oportunidades de trabalho.

Não é todo mundo que tem condições financeiras para investir em um curso de línguas completo ou uma oportunidade de imersão ou intercâmbio em um país hispânico.

Portanto, é bacana sempre ter em mente que você pode aprender investindo em livros. Eles custam mais barato, você pode adquiri-los de primeira ou segunda mão e o conhecimento não se perderá. Tudo o que você precisará é de disciplina para concluir seus estudos na língua espanhola!

Ademais, é importante destacar que, além de estudar com frequência, você deve selecionar bons materiais que realmente contenham um conteúdo informativo. Por esse motivo é que preparamos a lista abaixo para apresentar neste artigo. Confira!

Os 13 melhores livros para você aprender a língua espanhola

Sabemos que cada leitor aqui pode estar em um estágio diferente do estudo do espanhol.

Portanto, como você já observou na lista, nossa seleção segue uma progressão dos materiais interessantes para os níveis mais básicos até os mais avançados.

Assim, se você estiver começando a estudar agora, anote todas as indicações porque elas te ajudarão a progredir no estudo do idioma, alcançando a proficiência no mínimo em uma das quatro competências ou habilidades linguísticas: ler, ouvir, falar e escrever.

Confira mais abaixo informações sobre cada uma das obras que separamos para você!

1. Espanhol para leigos, de Susana Wald

Quando estamos começando a aprender um idioma, especialmente com livros, é muito fácil ficar entediado ou empacar. Porém, quando o material didático é divertido e nos ajuda a aprender expressões práticas que já podemos usar no dia a dia, a história é outra.

É precisamente essa praticidade que o livro e o guia de conversação “Espanhol para leigos” traz para os seus estudos no nível básico.

O próprio livro não se propõe ser um grande manual de gramática, mas uma porta de entrada para as habilidades na língua. 

Com ele, você aprenderá noções de regras gramaticais básicas, expressões do cotidiano e dicas sobre o tipo de vocabulário que faz parte da vida de quem fala espanhol. São exemplos disso os pesos e medidas, horário e direções.

2. Espanhol em 30 dias, da Berlitz

Escrito por vários autores, esse guia prático da Berlitz se propõe a te ensinar o básico do espanhol em apenas um mês!

Esse é um ótimo atrativo para quem quer ver resultados de aprendizagem rapidamente, como turistas. Em muitos casos, o objetivo de alguém não é ser proficiente na língua, mas apenas aprender o suficiente para sustentar uma conversação simples.

Caso seja o seu objetivo, vale a pena investir nesse livro. Ele vem junto com um CD de áudio para que você escute os diálogos também, o que exercita sua competência de escuta.

3. Gramática básica del estudiante de español, de Rosario Alonso Raya

Todo estudante de espanhol deveria ter pelo menos uma boa gramática da língua. Uma gramática é um excelente material de consulta para qualquer momento da sua trajetória no ensino da língua.

Assim sendo, recomendamos a “Gramática básica del estudiante de español”, utilizada por estudantes de vários países. Como se trata de um material amplamente divulgado ao redor do mundo, seu conteúdo é confiável e, mais que isso, uma referência entre os melhores livros para aprender espanhol.

4. Doce cuentos peregrinos, de Gabriel García Márquez

Para aprender a língua espanhola, não é interessante que você se atenha apenas aos guias de conversação em espanhol ou gramáticas. Esses definitivamente são materiais importantes, porém nem sempre trazem trechos da rica literatura escrita na língua. Assim sendo, o repertório do estudante fica limitado em termos de vocabulário, figuras de linguagem e estrutura frasal.

Por esse motivo, recomendaremos nessa seleção vários livros de ficção escritos em espanhol. Dessa forma, você se torna mais proficiente porque ganha liberdade para sair de um modelo de aprendizado engessado. Com gramáticas você aprende o que não fazer, mas com a literatura você acessa a riqueza da língua. O ideal é ter ambos em mãos.

Nesse contexto, “Doce cuentos peregrinos” é um bom livro para começar a explorar a literatura em língua espanhola. Nele, você lerá histórias de latino-americanos vivendo situações corriqueiras e extraordinárias na Europa.

Além de aprender o idioma, certamente você se encantará com a escrita do famoso “Gabo”, vencedor do prêmio Nobel de literatura e mestre do realismo mágico que encanta leitores por todo o mundo.

5. Veinte poemas de amor y una canción desesperada, de Pablo Neruda

Aqui temos outra obra literária em espanhol que marca profundamente a literatura da América Latina, em especial a do Chile. Pablo Neruda é um autor hispânico de sucesso que também ganhou o prêmio Nobel de literatura.

Apesar de essas premiações sugerirem leituras difíceis e complexas, “Veinte poemas de amor y una canción desesperada” é um livro de poemas indicado para o aprendizado do espanhol por iniciantes. Sua temática explora a descrição da mulher amada, das paisagens do Chile e também a experiência amorosa de modo geral.

6. Gente hoy, de vários autores

Agora que já indicamos alguns livros para os iniciantes, é interessante trazer sugestões para quem está querendo se aprofundar mais no estudo do idioma. Ou seja, materiais didáticos que te levem do nível iniciante até a proficiência em língua estrangeira.

Nesse contexto, sugerimos a aquisição de livros didáticos com material em áudio e vídeos incluso. Esse é o caso da série em 3 volumes “Gente hoy”, que vem com os livros e o CD para que você acompanhe as lições.

A série é amplamente utilizada em vários cursos de espanhol, bem como por professores particulares do idioma. Portanto, temos evidências de que se trata de um material robusto que pega o estudante pela mão, ainda que todo o conteúdo já esteja em espanhol.

Ele não é muito adequado para o estudante autodidata que não tem tanto conhecimento sobre o básico da língua. Contudo, se você tiver lido algum dos materiais sugeridos para iniciantes que nós indicamos mais acima, não terá problemas para acompanhar as leituras e áudios sozinho.

7. Ventana al español, de Adriana Pedro de Almeida e Roberta Amendola

Quando estiver considerando suas compras literárias, outra série de livros para aprender espanhol que é amplamente utilizada em cursos e por professores particulares é “Ventana al español”.

Os quatro volumes desta série são lecionados também por professores que dão aulas para o Ensino Fundamental e Médio, além de cursos de idiomas, o que sugere uma linguagem simples e direta, de fácil acesso para crianças.

Portanto, se você tem filhos pequenos e quer que eles aprendam o idioma espanhol, com suporte em áudio, esses volumes são uma boa escolha.

Com materiais didáticos como esse e os que já indicamos, você não precisará de livros mais avançados para aprender tempos verbais ou literatura. Assim sendo, apresentaremos agora dicas de obras literárias em espanhol que desafiarão o que você aprenderá até aqui. Adquirindo o hábito de ler, você enriquecerá seu repertório com mais palavras e expressões, chegando cada vez mais próximo da proficiência no idioma.

8. Pedro Páramo, de Juan Rulfo

Juan Rulfo é um dos grandes expoentes da literatura latino-americana e seu livro traz consigo duas características importantes: o realismo fantástico e o regionalismo.

Essas são questões abordadas por muitos escritores da América Latina e chamaram a atenção para a literatura em espanhol produzida aqui. Portanto, é indispensável explorar livros como “Pedro Páramo”.

Neste livro curto, um rapaz sai em busca de seu pai, Pedro Páramo, um criminoso famoso por suas crueldades. Nessa procura, descobertas importantes acontecem e a relação entre vida e morte se torna mais frágil.

Não deixe de fazer essa leitura forte e, ao mesmo tempo, de uma sensibilidade impressionante.

9. Marina, de Carlos Ruiz Zafón

Até agora falamos bastante sobre como a literatura da América Latina pode ajudar a enriquecer o repertório de quem quer aprender espanhol.

Contudo, há títulos belíssimos no idioma espanhol que foram escritos na Espanha. Esse é o caso das obras do escritor barcelonense Carlos Ruiz Zafón.

No livro “Marina”, ele toma a cidade de Barcelona como cenário e personagem ao mesmo tempo. É lá que acontece a história de Óscar e Marina, dois jovens que correm o local desvendando mistérios e descobrindo verdades secretas.

10. Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes

Você provavelmente já deve ter ouvido falar pelo menos sobre a existência do personagem Dom Quixote, não é mesmo? Trata-se do personagem mais característico da literatura em espanhol.

Assim sendo, quando alguém pergunta sobre personagens espanhóis, é de Dom Quixote que a maioria de nós se lembra.

Contudo, não é porque o personagem é conhecido que muitas pessoas leram o livro – ou leram o livro em espanhol. Essa é uma constatação infeliz, pois apesar de ser uma leitura longa, traz consigo inúmeros benefícios para os alunos que têm como objetivo aprender espanhol.

A narrativa de Miguel de Cervantes é riquíssima. Portanto, não é à toa que a obra ganhou notoriedade mundial.

Em linhas gerais, o livro escrito por Cervantes aborda as aventuras medievais do irreverente fidalgo Dom Quixote e seu escudeiro, Sancho Pança.

11. Cien años de soledad, de Gabriel García Márquez

Para os aprendizes de espanhol, ler “Cien años de soledad” no original é um feito delicioso! Todos que já leram a obra mais importante de Gabo em português sabem o quanto essa leitura é rica em estratégias de narração.

Praticamente todo o livro é uma grande brincadeira com a linguagem e a realidade, e afeta positivamente toda a experiência de leitura.

Contudo, ter essa experiência no idioma do autor colombiano é arrebatador. Observar como Gabo brinca com o espanhol ao contar a história dos Buendía em Macondo será, talvez, uma das maiores provas de que o seu espanhol está afiado.

Sugerimos essa aventura tanto para alunos do nível intermediário quanto para os de nível avançado.

12. El amor en los tiempos del cólera, de Gabriel García Márquez

Ao ler o livro acima, é muito provável que você se apaixone pela técnica do vencedor do Nobel de literatura. Se for o seu caso, não deixe também de ler “El amor en los tiempos del cólera”.

É uma história belíssima sobre a concretização do amor e faz várias conexões sensíveis com a realidade. Trata-se, portanto, de uma obra extremamente edificante, além de útil para seus estudos do idioma espanhol.

13. Canto general, de Pablo Neruda

Escrito durante a Guerra Fria, esse livro marcante para a literatura latino-americana é um grande hino ao continente americano. Ademais, marca uma reviravolta estética no estilo de escrever de Neruda.

Nesse sentido, se você ler a nossa quinta indicação e “Canto general”, conseguirá perceber mudanças substanciais na técnica do autor. Notar essas transformações estéticas é interessante para estudantes querendo aprender espanhol mais profundamente.

Considerações finais sobre o aprendizado do idioma espanhol

Se você deseja aprender espanhol, fazer qualquer uma das leituras indicadas na lista acima será de grande utilidade. Então, se certifique de seguir a progressão indicada, já que alguns livros podem parecer mais desafiadores para quem está no nível básico.

Esperamos que você se divirta no processo e aprenda espanhol com os grandes mestres da literatura hispânica, responsáveis por levar a literatura da América Latina e da Espanha para o mundo.

E não esqueça de clicar nos botões “ver preço”, em seus livros favoritos, pois todos os produtos estão disponíveis na loja virtual da Amazon. Cada página valerá a pena, seja qual for a opção escolhida. Boa leitura!

Veja tambémOs 36 Melhores Livros para Aprender Inglês (Técnicos e Entretenimento para Praticar)

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.