Os 18 Melhores Livros sobre Gravidez

melhores livros de gravidez

Para os pais de primeira viagem e, principalmente, para as mulheres grávidas, nada como ter um manual de gestação, não é? Por isso, aqui vamos indicar os melhores livros sobre os cuidados da gravidez, pré-natal, parto e educação infantil, que servem como grandes manuais.

Afinal, cuidar de um bebê não é tarefa fácil, mas a maternidade fica mais descomplicada quando há orientações que ajudam em todos os processos que envolvem a gravidez e a vida do bebê.

Sendo assim, selecionamos os livros mais incríveis para as mamães de primeira viagem. Você vai se sentir mais segura e tranquila com as nossas sugestões. Pelo menos, é isso que esperamos. Boa leitura!

As melhores sugestões de livros sobre gravidez

De Arlene Eisenberg a Chimamanda Ngozi Adichie, há muitos bons livros sobre gestação que toda futura mãe precisa ler.

Vale ressaltar, porém, que não são livros apenas para quem está grávida, mas também para quem tem um recém-nascido e quer descobrir como oferecer a melhor educação.

Sem mais delongas, vamos à nossa lista dos melhores livros para mulheres grávidas e/ou para quem já é mamãe.

1. O que esperar quando você está esperando, de Arlene Eisenberg, Sandee Hathaway e Heidi Murkoff, nossa primeira dica de livro para mulheres grávidas

livro o que esperar quando voce esta esperando

Esse livro é um clássico atemporal para gestantes. Escrito originalmente em 1984, “O que esperar quando você está esperando” acompanha mês a mês tudo o que acontece com a gestante.

Desde a descoberta da gravidez até os primeiros cuidados com o recém nascido, Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway tiveram todo o carinho para trazer informações úteis sobre a gestação da mulher.

O formato é de perguntas e respostas e é tão relevante para quem é marinheira de primeira viagem quanto para quem já é mamãe. Vale muito a pena conferir.

2. Filhos: da gravidez aos 2 anos, de Fábio Ancona Lopez e Dioclécio Campos Jr.

livro filhos

Um guia prático e ilustrado sobre o dia a dia da mulher grávida e também dos cuidados com o bebê até os 2 anos de idade.

Elaborado seguindo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o livro traz informações, como dicas e consultas, de maneira dinâmica e moderna que facilitam a leitura.

Há calendário da vacina para cada idade, além de orientações sobre segurança, brincadeiras e educação infantil. É uma leitura indispensável para as mamães!

A educação não começa somente após a alfabetização, por isso, elaboramos os 19 melhores livros para bebês de 0 a 1 ano: confira!

3. Para educar crianças feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

livro para educar criancas feministas

Conhecida como uma das maiores escritoras modernas, Chimamanda Ngozi Adichie trouxe esse livro que atua como um manifesto de igualdade de gênero.

Com 15 sugestões, “Para educar crianças feministas” é ideal para homens e mulheres, com o objetivo de educar meninas e meninos sob a perspectiva feminista.

Isto é, a escritora preza pela formação igualitária dos dois gêneros, iniciando pela justa distribuição de tarefas entre pai e mãe.

É uma leitura obrigatória para quem deseja contribuir para uma nova geração mais justa.

4. A maternidade e o encontro com a própria sombra, de Laura Gutman, um dos melhores livros sobre pré e pós-parto

livro a maternidade e o encontro com a propria sombra

Algo muito comum na vida de quem passa pelo pré e pós-parto (também chamado de puerpério) é o sentimento confuso e angustiante que pode gerar conflito.

Laura Gutman entende esse processo, por isso, escreveu “A maternidade e o encontro com a própria sombra”, um guia maravilhoso que ajuda as mulheres a passarem por esse momento lindo e que também pode ser assustador para as mamães de primeira viagem.

Então, se você está vivendo a fase do pré ou do pós-parto, certamente vai se identificar com as sensações descritas neste livro.

5. Marinheira de primeira, de Olivia Bernardes

livro marinheira de primeira viagem

Quantas vezes os pais de primeira viagem já ouviram conselhos de outras pessoas, cada um diferente do outro? Pois é, conselho é bom, mas é melhor ainda se estiver tudo em um único manual, não é?

Por isso, Olivia Bernardes, mãe de três filhos, pedagoga e criadora do curso “Marinheira de primeira”, lançou este livro.

Com uma linguagem simples, o manual traz dicas e conselhos sobre os cuidados do bebê, a escolha do pediatra e também a retomada da vida sexual dos pais.

6. Quando o corpo consente, de Thérèse Bertherat, Marie Bertherat e Paule Brung

livro quando o corpo consente

Uma obra indicada para todas as gestantes que desejam ter um parto normal e humanizado: assim pode ser descrito o livro “Quando o corpo consente”.

Escrito por uma jornalista, a filha grávida e terapeuta, e uma parteira experiente, o livro traz respostas práticas para as perguntas de toda mulher gestante.

São explicações sobre mudanças que ocorrem quando se está grávida e como se preparar para a chegada da criança.

7. A saúde da mulher, de Dr. José Bento

livro a saude da mulher

Nada melhor que um médico ginecologista e obstetra para ajudar a mulher a cuidar do seu corpo em todas as fases de sua vida, certo?

Esse é o objetivo do livro “A saúde da mulher”, um guia que ajuda a mulher desde a puberdade até a chegada de um bebê.

Neste livro, o Dr. José Bento traça os cuidados importantes que a mulher precisa ter, como exames de rotina, mudanças físicas, métodos contraceptivos, pré-natal, a alimentação durante a gestação, e muito mais. Vale a pena conferir!

8. Parto com amor, de Luciana Benatti e Marcelo Min

livro parto com amor

Uma verdadeira troca de experiências é o que toda gestante vai encontrar no livro de Luciana Benatti e Marcelo Min, “Parto com amor”.

O casal de jornalistas de São Paulo, que também teve seu primeiro filho, registrou a experiência de dar à luz de nove mulheres por meio de parto humanizado.

Além de mostrar a jornada dessas mães em trazer os bebês a esse mundo da melhor forma possível, o livro é um alento para as futuras mamães, pois há experiência de cada um dessas nove mulheres. Leitura gratificante, com certeza!

9. Boas-vindas, bebê: 3, da Dra. Ana Escobar

livro boas vindas bebe3

A pediatra Ana Escobar lançou este terceiro volume do livro “Boas-vindas, bebê”, um guia prático que vai desde a gestação até os 5 anos de idade da criança.

A médica fala sobre o desenvolvimento da vida do bebê, o controle da alimentação, o processo de desfralde, o uso da chupeta, tipos de choros e muito mais.

O título possui uma linguagem simples e objetiva não só para os pais de primeira viagem como também para os cuidadores.

Fizemos uma seleção de 25 melhores livros infantis, incluindo “O menino maluquinho” e “O pequeno príncipe”. É imperdível, então, confira também!

10. Crianças francesas não fazem manha, de Pamela Druckerman, um choque de cultura na educação das crianças

livro criancas francesas nao fazem manha

O título pode parecer pretensioso, mas revela a diferença na educação de crianças parisienses com crianças de outras localidades.

Pamela Druckerman é uma jornalista americana que se muda para Paris e logo observa que as crianças parisienses são extremamente educadas. Qual seria o segredo?

A escritora traz essa e outras respostas sobre como é possível impor limites, como evitar momentos caóticos durante as refeições e ainda assim oferecer espaço para que os pequenos possam exercer a criatividade.

11. Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos: como criar filhos confiantes e capazes, de Jane Nelsen

livro disciplina positiva

Educar filhos é uma experiência bastante desafiadora, por isso, Jane Nelsen reuniu muitas informações úteis sobre como entender o universo infantil em “Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos”.

Os pais vão aprender a ter uma comunicação assertiva com seus filhos e tirar dúvidas sobre problemas de disciplina, sem maiores dramas.

Como é possível perceber, o guia é um dos títulos para pai e mãe, independente de serem pais pela primeira vez ou não.

12. Abrace seu filho, de Thiago Queiroz

livro abrace seu filho

Não só as mães passam sufoco durante a gestação e a criação de um filho; o pai também!

Apesar de Thiago Queiroz ter tido uma criação baseada em muitos “nãos”, como um  homem não poder dar muito amor e colo para seu bebê (como se fosse única e exclusiva tarefa da mãe), o autor de “Abrace seu filho” seguiu um caminho inverso.

Pelo ponto de vista masculino, a gestação da esposa foi acompanhada de muito afeto e participação ativa.

É uma das obras mais incríveis sobre a paternidade e como os papais também precisam de orientação.

13. Temperamentos sem limites, de Isa Minatel

livro temperamentos sem limites

Crianças com temperamentos de raiva ou tristeza podem ser difíceis de lidar, mas Isa Minatel, especialista em educação de crianças, trata desse assunto em “Temperamentos sem limites”.

Com uma leitura muito fácil e rápida, a autora ajuda os pais a conseguirem resultados com crianças segundo o perfil delas. Além disso, busca o equilíbrio entre o perfil desses pais com seus filhos.

Com boas estratégias e controle, é possível tomar a melhor decisão para melhorar a relação entre pais e filhos.

14. Minha gravidez e meu bebê, do Dr. Mariano Tamura e Dr.  Luís Vicente Ribeiro

livro minha gravidez e meu bebe

“Minha gravidez e meu bebê” é um guia ilustrativo e cheio de diagramas sobre os cuidados com o bebê e com o corpo da gestante.

Escrito por especialistas nas áreas que abrangem mulheres grávidas e educação das crianças, este livro acompanha desde a concepção até os primeiros anos dos pequenos.

Você terá acesso a informações úteis, como o calendário da gestação, lista de compras e muitas fotografias. É prático e imprescindível leitura para as futuras mamães.

15. Soluções para disciplina sem choro, de Elizabeth Pantley

livro solucoes para disciplina sem choro

Como incentivar o bom comportamento das crianças sem ouvir choro e birra? Essa é a proposta de Elizabeth Pantley em “Soluções para disciplina sem choro”.

Se adaptar à personalidade da criança sem deixar de se impor parece uma tarefa um tanto árdua, mas Pantley explica boas técnicas que ajudam a tornar a disciplina em uma boa experiência.

Com este livro, é possível conquistar a cooperação, comunicação e consistência, prevenir ataques de birra e ainda descobrir e solucionar o problema que realmente afeta o comportamento infantil.

16. Parto normal ou cesárea, de Simone Grilo Diniz e Ana Cristina Duarte

livro parto normal ou cesarea

Esse é mais um dos livros sobre gravidez que está em nossa lista. “Parto normal ou cesárea” é outro livro a abordar o parto humanizado.

O objetivo é mostrar como esse tipo de parto pode ser seguro e saudável, entregando a melhor experiência para a grávida, tanto no emocional quanto corporal.

As autoras também esclarecem sobre os avanços da assistência médica, de forma a contribuir para a sobrevivência de mães e bebês no parto. É uma leitura importante, principalmente para quem está esperando a chegada do primeiro filho.

17. Adulta sim, madura nem sempre: fraldas, boletos e pouco colágeno, de Camila Fremder

livro adulta sim madura nem sempre

Como é bom encontrar uma pessoa com as mesmas experiências e que seja capaz de aliviar nossas tensões, não é? Pois é assim que você vai se sentir após a leitura de “Adulta sim, madura nem sempre”.

Camila Fremder discorre sobre a experiência de ser mãe de uma hora para outra, lidando com a vida adulta que bateu à porta ao mesmo tempo que se pega paranoica com a aparência.

Fácil? Não é, mas é possível dar boas risadas com esse livro e sentir que você não está sozinha nesse novo universo chamado “vida adulta”.

18. Psicologia da gravidez: gestando pessoas para uma sociedade melhor, de Maria Tereza Maldonado

livro psicologia da gravidez

Para finalizar nossa lista de sugestões de livros sobre gravidez, trouxemos “Psicologia da gravidez”. Apesar de ser um guia prático para estudantes da área, este livro também é perfeito para papais e mamães.

Isto é, além de ser uma inspiração para a adoção de políticas públicas para gestantes, o livro traz pesquisas relevantes sobre a origem fetal da saúde e das doenças.

Além disso, explica a importância afetiva entre a família e o bebê para o seu melhor desenvolvimento.

Falando nisso, psicologia é um dos assuntos que atrai muita atenção. Que tal explorar a mente humana com uma seleção de 23 livros de psicologia?

O que achou da lista com os melhores livros sobre gravidez?

Sabemos que o melhor livro sobre gravidez é aquele que atende o seu momento atual, certo? Mas também vale muito a pena ter em mãos os livros que abordam a fase que você – ainda – não passou, mas queri passar.

Se você está grávida, acabou de ter um neném, ou talvez você seja o pai, não deixe de ler esses melhores livros para gestantes.

Ah, vai comprar algum livro da nossa lista e deseja ter um leque de opções de onde comprar? É só conferir a nossa lista de livrarias seguras para efetuar sua compra. A primeiríssima da lista é a Amazon!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.