Os 18 Melhores Livros New Adult que Qualquer Faixa Etária vai curtir

melhores livros new adult

O gênero “new adult” vem ganhando muitos seguidores nos últimos anos, por ter se criado nas plataformas digitais como o Wattpad. Possibilitou a muitos autores jovens aparecerem, mostrarem suas obras sem o aval de editoras, publicando livros completos, do gênero romance ao cartoon, de estórias fantásticas à série adulta.

O new adult é considerado um gênero pois traz narrativas que retratam o “momento” ou “fase” da vida da gente que se enquadra pela faixa etária compreendida entre os 18 e 30 anos. Não é aí que acontece meio que tudo ao mesmo tempo?

O desafio para autor e autora dos melhores livros new adult é cativar este público que já nasceu conectado à internet, e tem no “tio Google” um tutor.

Nesta fase de “recém-adulto” é onde acontecem muitas sensações, descobertas e crises marcantes para nossas vidas, por causa de fatores como independência por conquistar, saída de casa, colocação profissional, pais e mães novinhos, paixões incendiárias e a própria descoberta da sexualidade. Aí que entram os livros new adult e seu poder.

Melhores livros do gênero new adult para sua cabeceira

O Mural dos Livros fez uma pesquisa para trazer uma lista com as melhores obras no assunto, os melhores livros new adult, para adultos, adolescentes e quem quer que goste de boas histórias, afinal, independente de gênero, livro bom é livro bom.

Vamos conferir, então, quais são os 18 melhores livros new adult que você não pode deixar de conhecer? Boa leitura!

1. Easy: contornos do coração, de Tammara Webber, primeiro destaque dentre os livros new adult

livro easy

O primeiro livro da série “Contornos do coração” traz uma paixão rodeada de mistérios, apresentada na figura do “cavaleiro” Lucas, que salva Jacqueline de uma situação perigosa.

A protagonista, que já vinha desiludida com seu ex e sofrendo problemas de identificação com o curso da universidade e círculo de amigos, se entrega a um relacionamento incendiário enquanto a história vai abrindo um mundo novo partindo da figura de Lucas.

Com a série, a escritora Tammara Webber atingiu o status best seller do New York Times, USA Today e Amazon, e edição após edição consolidou o título de vez como referência para o new adult.

2. O acordo, de Elle Kennedy

livro o acordo

Mais uma autora de sucesso entre o público de leitores dos livros do gênero new adult, Elle Kennedy obteve sucesso em 2015 com seu primeiro livro. Em seguida, emplacou a série de livros “Off Campus”, à qual pertence “O acordo”, e a série “Briar U”, recebendo muitos prêmios.

“O acordo” é um livro carregado de pitadas de romances de universidade, fazendo jus ao gênero new adult. A história traz um “trato” entre Hannah Wells, garota sedutora e confiante, e o boy Garret Graham, que está precisando desesperadamente de aulas de reforço para atingir notas altas e poder entrar no time de hóquei.

O acordo: fazer ciúmes no crush de Hannah. Uma trama simples, mas bem bolada, que se desenrola de um modo divertido e sensual, pitada por pitada do fogo que vai consumindo o casal eventual. Hanna e Graham também possuem, cada um, sua dose de dramas íntimos, que vão se revelar ao seu tempo e modo, conforme desenvolvimento da história.

3. Belo desastre, de Jamie McGuire

livro belo desastre

Mais um livro que explora uma história de aposta. Neste, Abby Abernathy, recém “caída de paraquedas” na cidade onde vem cursar a faculdade, topa com a figura irresistível e perigosa de Travis Maddox, bad boy galanteador.

A aposta é: um mês sem sexo para Maddox, se perder, e um mês morando com ele em seu apartamento, se Abby perder. A razão? Os resultados? Adivinha.

O modelo típico de livro new adult, com romance de vai-e-vem, crises e clímax, envolvente do início ao fim. Ganhou uma sequência, narrada sob o ponto de vista de Travis.

Os direitos de “Belo desastre” foram comprados pela Warner Brothers, mas ainda espera filmagens.

4. Meu Romeu, de Leisa Rayven, ótima escolha dentre os melhores livros new adult

livro meu romeu

O livro traz a história de amor de Cassie e Ethan, que após parecer perdido por três anos, se reencontra num lance de destino.

Quando Cassie está bombando, com um papel para uma peça na Broadway, eis que se depara com Ethan para seu par romântico. E parece que o ex quer trazer o romance de volta à vida real.

A narrativa é bem desenvolvida e cuida de cada personagem, além de conectar elos do passado à história, possibilitando à leitura um olhar dinâmico. O leitor recebe pistas e argumentos para adotar sua postura, de defesa ou oposição ao casal. 

A própria Cassie parece ter dificuldade em saber as coisas que quer em muitos momentos, pedindo sua ajuda. Uma leitura imersiva e com belos protagonistas e momentos.

5. Before we were strangers, de Renee Carlino

livro before we were strangers

“Before we were atrangers” (título ainda sem tradução) conta o enlace de Grace e Matthias, estudantes da mesma universidade em Nova York, que se reencontram após um romance rompido há 15 anos.

Os dois se encontram por acaso no metrô e tomam aquele susto. Junto ao susto inicial, há uma sensação de que um elo nunca se rompera, que havia algo queimando ainda dentro deles, mesmo que fora de foco.

O que seria esse relacionamento anterior, por que se separaram e o que o destino os reserva são temas que este romance new adult traz para seu deleite.

6. Hollywood Dirt, de Alessandra Torre, boa aposta dentre os melhores livros new adult

livro hollywood dirt

Mais um romance de “duplo protagonismo”, com personagens de personalidade explosiva. Cole Masten é astro do cinema “descornado”, recuperando-se de uma traição conjugal com separação.

Summer Jenkins é uma mulher do interior, independente, ativa e radiante.

Quando Cole Masten resolve verificar o set de gravação na pequena cidade onde Summer reside, um encontro ocasional incendeia a história.

Dentro dos conflitos, dissabores e reviravoltas que fazem parte da trajetória deles, é preciso encontrar espaço e disposição para uma grande paixão que, nas almas apaixonadas, só faz da fase adulta uma aventura mais instigante.

As histórias da autora tem uma puxada mais para o erótico que o romântico e, assim, na pegada de “50 tons de cinza” e certas preferências do público, virou filme.

7. Red hill, de Jamie McGuire

livro red hill

A autora de “Belo desastre” resolveu experimentar e trabalhar o tipo new adult ambientado em um romance de suspense em um mundo zumbi. A Verus Editora apoiou e assumiu o risco. E não é que deu certo?!

Alguns personagens de famílias diferentes se refugiam no mesmo local, após a fatídica e surpreendente eclosão de uma epidemia pavorosa. É neste cenário que Scarlet, Nathan e Miranda se encontram e passam a batalhar juntos pela vida.

Cada personagem traz um drama ou problema pessoal que une ou desestabiliza a relação com os outros que, com o passar do tempo e diminuição das chances de socorro, vão mudando, seguindo seus instintos e caráter.

Um livro que junta peças de romance com ação, suspense e terror, abordando temas que passam pela fraternidade e liderança, ao amor e sacrifício. Diferenciado dentro do estilo new adult.

8. After, de Ana Todd

livro after

A série “After” fez imenso sucesso pela plataforma Wattpad, com obras ficcionais onde a autora inseriu a banda One Direction. Ou seja, “After” começou como fanfic (livros e histórias inventadas por fãs, usando universos ficcionais já existentes, sem autorização). Agora, ganha esta edição em livro.

Após Tessa, recém-saída do ensino médio, entrar na faculdade, onde esperava encontrar uma extensão da sua casa, organizada e “família”, seu mundo vira de pernas para o ar. Nada do que tinha meticulosamente planejado acontece.

Ao invés de estudo sério e regrado, se mete com a galera “do mal”, ao se encantar com o rebelde Hardin, o avesso do seu singelo namoradinho. E então ocorrem as festas. E bebida, e gente louca, e a vida passa a outro ritmo, com muitos outros elementos a conciliar.

Um livro que levanta algumas polêmicas sobre relacionamento abusivo, sofrimento, amor, perda de inocência e outras posturas, mas que também por isso conquistou seu nicho de fãs.

9. The Chase – a busca de Summer e Fitz, de Elle Kennedy

livro the chase

Nesse spin off da série “Amores improváveis”, a consagrada autora do gênero new adult traz as desventuras de Summer na faculdade de Briar.

“Exilada” da faculdade anterior, impedida de entrar na fraternidade e sem lugar para ficar, acaba se hospedando com os amigos do seu irmão, onde cai nas graças de um crush, Colin Fitzgerald. “Fitz” não tá muito aí pra ela, uma patricinha metida a “girl power”.

A relação improvável vai escalando em fogo e tensão, uma vez que os dois estão forçados a morar juntos um tempo. Os personagens, aparentemente superficiais, vão ganhando valor com a história. “The Chase” é mais um livro de sucesso que vale a pena ter na lista!

10. Depois do sim, de Taylor Jenkins Reid

livro depois do sim

Lançado pela editora Paralela, o livro percorre momentos de passado e presente na relação de um casal, revelando aspectos que certos autores e autoras preferem tocar superficialmente, como as manias e discórdias que levam ao desgaste de uma relação.

O que será que acarreta passar de “namorados” para “marido e esposa”?

Lauren e Ryan estão juntos há 11 anos e “não se aguentam mais”. Ainda assim, o respeito existe na forma de fidelidade e apego, desde apego às rotinas como às coisas que construíram juntos. E será que o problema não está aí?

Essas reclamações e questionamentos, com o desgaste e brigas constantes por detalhes mínimos, costumam implodir as relações por dentro e, na demonstração desses males do espírito que fazem tantos casais promissores se separarem, Reid se destaca entre as autoras, por demonstrar sensibilidade e clareza na exposição.

Com poucas saídas, Lauren propõe um ano de “trégua” sem se ver, e aí um outro lado de cada um se revela, uma parte do livro que permite um mergulho mais profundo na alma e na origem do comportamento de cada.

O resultado é uma história delicada sobre vida adulta, sobre pessoas reais como qualquer um de nós. Uma pérola madura para o gênero dos livros de classificação new adult.

11. A troca, de Beth O’Leary

livró a troca

Mais um livro para a lista dos “maduros”, tratando de personagens num período já afastadas da adolescência e universidade, temos tipos como Leena que, estando afetada emocionalmente pela morte da irmã, sofre uma crise de ansiedade no emprego e arruma um afastamento.

Temos também Eileen, avó de Leena, que, ao contrário da neta, está ávida por novas aventuras, após ter sido deixada pelo marido. Assim, as duas resolvem trocar de residência, cada uma partindo para a cidade da outra.

E é a avó Eileen que rouba a cena, dando um show de vitalidade e resiliência, ao se propor mudar de vida. Características que sua neta carecia. Mas as duas expressam mais coisas ricas no coração além dos habituais lances românticos entre os pares, comumente explorados nos livros do gênero.

“A troca” é uma leitura sobre amor, livro sobre adultos e velhos, personagens dentro de personagens, pois trata de reinvenção e encontro consigo mesmo.

Um belo livro para se presentear. Outros nesse quesito podem ser encontrados nessa lista.

12. Um desejo para nós dois, de Tillie Cole, ótima escolha de leitura entre os livros new adult

livro um desejo para nos dois

Cromwell e Bonnie compõem um casal de produtores musicais. Ele, DJ; ela, compositora. O livro mostra muito do mundo dos músicos, o que é um atrativo à parte.

Cromwell é um cara fechado que, apesar de grande talento musical, tem dificuldades com pessoas e em nutrir alegria. Mas acaba se abrindo para conhecer os encantos de Bonnie, figura humana e cativante.

A passagem de um tipo sombrio para uma pessoa radiante é o trabalho de Bonnie, até um ponto de virada, quando a garota precisa enfrentar um caso sério de saúde, que a põe à beira da morte. É a vez de Crom agir e demonstrar sensibilidade.

Um livro para provocar emoções, com certa carga dramática e um romance que é um caso espiritual.

13. As batidas perdidas do coração, de Bianca Briones, para ler com carinho na vida adulta e para sempre

livro as batidas perdidas do coracao

Mais um livro new adult com pegada musical, trata de um romance de duas vidas despedaçadas por mortes e uma alta uma carga alta de responsabilidades inesperadas devido a tragédias pessoais.

“Batidas perdidas do coração” tem o ritmo que propõe no título.

Viviane vem de família abastada, Rafael veio do nada. Ela perdeu o pai para o câncer; ele, alguns parentes num acidente. Dois corações arrasados pela dor, encontrando conforto.

A solidão da orfandade e o renascimento de Vi com a necessidade de se entregar a uma causa – nesse caso,  lutar pelo amor crescente com Rafa, que, por seu lado, se debate entre o caos atrativo das drogas e o amor latente. Atração e caos. Amargura e êxtase. Revolta e compreensão.

E, além de tudo, histórias paralelas com personagens secundários – melhores amigos, parentes – muito bem posicionados. “Batidas perdidas do coração” é um dos melhores livros da new adult brasileira.

A autora mostra que se pode fazer o melhor do gênero sem cartadas mirabolantes, apenas conectando o coração às palavras, nem belo livro.

14. The risk – o dilema de Brenna e Jake, de Elle Kennedy

livro the risk

Mais um livro que acontece na universidade Briar U, do universo da autora. Neste, uma trama envolvente coloca Brenna, filha do técnico do time de hóquei da Brian, metida até os cabelos numa relação “proibida” com Jake Connelly, do time rival.

Brenna inventa que é namorada de Jake para chamar atenção do chefão da emissora que Brenna quer arrumar emprego e, como a mentira pega, ela precisa “armar” essa relação com o rival. Jake, da sua parte, tem interesse no acordo, para tirar a mulher do caminho de um de seus melhores jogadores, caído por ela.

A relação, que precisa acontecer em segredo, é construída através de diálogos e cenas discretas e íntimas, que alterna a cumplicidade de uma amizade com os encantos eróticos da paixão.

Os personagens secundários em “The Risk” abrem o universo criado pela escritora e deixam sementes para outros livros. E a ficção criada para este livro, apesar de enrolada, se desenrola numa história de paixão e emoções para lá de parecidas com a vida real.

Mais um ponto para a escritora e um dos melhores livros new adult para ter em casa na coleção.

15. O ar que ele respira, de Brittainy C

livro o ar que ele respira

A série “Elementos”, criação de Brittainy C, neste primeiro livro, trata da dor de Elisabeth, buscando um recomeço para sua vida após enviuvar. Saindo do luto de um ano hospedada na casa da mãe, resolve voltar ao antigo lar, onde um vizinho inesperado muda o panorama.

A figura de Tristan Cole desestabiliza a imersão de Beth, que descobre um homem atormentado por perdas que a faz se sentir egoísta, abrindo seu coração para um novo sentimento.

É nesse homem – que é chamado de “monstro” pela vizinhança, por ter se tornado alguém recluso e arredio – que Beth recupera sua força de vida, tratando de trazê-lo das sombras para o foco de luz, da ficção do sofrimento para a realidade, onde há amor e alegria.

Com conteúdo dramático, um livro que mostra onde as coisas se resolvem, no fim das contas: dentro do peito de cada um. Quando a razão não funciona, um simples carinho ou ouvido pode fazer o maior trabalho.

Brittainy C continua conquistando fãs pelo mundo com seus livros que tocam os corações adultos profundamente.

16. Tarde demais, de Colleen Hoover

livro tarde demais

Um livro que conta a história da relação tortuosa da garota Sloan com o traficante Asa. Sloan se enfiou nessa relação perigosa como forma de proteger seu irmão caçula, e agora não sabe como sair. Seu colega Carter aparece como figura do anjo.

Sloan é presa numa situação de abuso, além de ter de lidar com o perigo iminente da vida “profissional” de Asa, um mar de problemas. Asa, rapaz traumatizado por causa dos pais, enfrenta uma realidade marginal, enxergando no poder do crime uma forma de sentir orgulho e proteger Sloan. É aí que Carter tenta interceder.

Colleen Hoover confessou ter iniciado o livro como experimento, depositado num site. Mas os fãs começaram a curtir e passaram a demandar o livro físico, que culminou nessa narrativa tensa e instigante, figurando em nossa lista.

17. Amor(es) verdadeiro(s), de Teylor Jenkins Reid

livro amores verdadeiros

Quarto romance de TJ Reid e terceiro pela editora Paralela, conta o complexo caso de vida e morte do casal composto por Emma Blair e Jesse, apaixonados e aventureiros. Um casal perfeito, que tem a trajetória interrompida bruscamente.

Um acidente de helicóptero tornou Jesse desaparecido por anos. Quando Emma abandona suas esperanças, encerra buscas e decide reviver, Jesse reaparece. Mas ela está noiva. E agora?

O tema do “amor eterno” é o que consta nesta obra, repleta de reminiscências, reflexões, lembranças e um coração que procura ser feliz sem culpas.

Um só amor para sempre, ou amar no presente quem te ama? Qual pergunta vem primeiro, para onde vai e qual será a resposta? São questões que o livro desenvolve em mais um romance new adult muito bem classificado.

18. Nona casa, de Leigh Bardugo, finalizando a seleção de livros new adult com chave de ouro

livro nona casa

Para terminar, um livro de fantasia, que também faz o gênero new adult. Apesar do tema fantástico, é uma obra excêntrica e com pitadas de sadismo e violência.

Um mundo fascinante de fantasmas, magia, segredos e sedução. Tudo dentro de um esquema de sociedades secretas e personagens complexos, onde a figura protagonizada por Alex emerge.

Uma sinopse não dá conta do recado. É um título para quem gosta de uma elaboração complexa, com um universo de ciência própria e até os próprios mapas.

É ler pra saber!

Falando em universo completo ficcional, dê uma olhada no nosso artigo sobre os livros de Game of Thrones.

Deixe o coração falar mais alto e adicione algo new adult em sua lista de leitura

A lista de livros poderia ir além, indefinidamente. O gênero de livros new adult está bombando, repleto de grandes nomes trabalhando em diversas plataformas para criar tanta coisa boa.

Os casos de amor nunca vão acabar. Para cada ser, são incontáveis as narrativas: interrompidas, imaginadas, experimentadas e concluídas. Adolescentes, adultos, pais, filhos, todos procuram. E parece que sempre queremos mais, não é?

Seja a repetição diária de um caso amoroso abrasador, com nosso cônjuge, seja um flerte safado num possível caso – estão aí os motivos e fantasias que nos levam a arriscar, ganhar e perder tudo tantas vezes, colocando coração, bens e sanidade no jogo.

Além das agruras do coração, há os tumultos da mente, que afetam tanto os jovens que, hoje, fartos e perturbados com tantas opções, muitas vezes preferem se entregar à preguiça ou ao tédio depressivo.

Se já é difícil lermos um artigo, atualmente, quer ver um romance clássico? Os romances dos livros new adult auxiliam “a digestão” de temas complexos da alma, de forma acessível.

Leia também nosso guia para a leitura de outra série muito admirada pelos jovens: a série Crepúsculo.

Até a próxima!