Os 9 Melhores Livros de Mitologia Nórdica

melhores livros mitologia nordica

Nos últimos anos, percebemos um grande interesse pela mitologia de modo geral, mas em especial a nórdica, além de mais destaque para seus personagens principalmente no cinema.

É nos filmes que muitos de nós tivemos acesso aos personagens Thor, Loki e outros seres mitológicos, sem saber que eles estão presentes nos melhores livros de Mitologia Nórdica que listamos hoje.

Em cada um dos livros da nossa seleção, você terá a oportunidade de conhecer muito mais e melhor cada uma das histórias que o cinema só nos permite enxergar bem por cima.

Antes de falarmos sobre cada leitura, vale destacar que a Mitologia Nórdica é também conhecida como escandinava ou viking.

Sua tradição se concentra nas narrativas dos países considerados nórdicos, que são: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e também a Groenlândia. Esses países também são conhecidos como escandinavos.

É importante ter em mente essas informações para você entender um pouco da geografia nórdica. Dessa forma, será possível você relacionar mais facilmente as narrativas com os locais que aparecem em muitas delas.

Como agora você já sabe de tudo isso, dê uma olhada na lista que preparamos para compor o seu repertório na literatura nórdica!

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Confira agora um breve resumo sobre cada um dos melhores livros de Mitologia Nórdica que selecionamos!

1. As melhores histórias da Mitologia Nórdica, de Carmen Seganfredo

livro as melhores historias da mitologia nordica

Para começar a compreender a Mitologia Nórdica, nada melhor que começar a ler sobre o assunto a partir de um compilado de histórias. 

Ainda que elas sejam mais simples e não tão profundas, pelo menos você consegue acompanhar as próximas leituras já inteirado de quais são os mitos principais.

Em “As melhores histórias da Mitologia Nórdica”, Carmen Seganfredo apresenta aos interessados em Mitologia Nórdica as principais lendas que a constituem. Assim, você tem acesso a histórias complexas como “O anel dos Nibelungos”, que reúne algumas das principais lendas vikings.

Nesta obra você acessa elementos fundamentais para as narrativas da Mitologia Nórdica: romance, aventura, anões, elfos e, principalmente, muita ação.

2. Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos, de Johnni Langer

livro dicionario da mitologia nordica

Em nossa primeira indicação logo acima, citamos alguns nomes que não são muito comuns ao nosso dia a dia. Por exemplo, se pedirem que você defina o que é um “elfo”, você conseguiria explicar com tranquilidade as características deste ser mitológico?

Ao começar a se aventurar pela Mitologia Nórdica, este não será o primeiro nem o último símbolo que você encontrará. Estamos falando de uma tradição literária muito complexa, rica em símbolos, mitos, ritos e personagens que transitam entre histórias.

Para evitar uma confusão constante entre os seres mitológicos e elementos simbólicos da mitologia escandinava, Johnni Langer elaborou um completíssimo “Dicionário de Mitologia Nórdica”.

Com essa ferramenta, ler qualquer um dos livros que indicamos em nossa lista se torna uma tarefa bem mais simples.

Você verá que, em muitas edições, os autores e editores preferem dar ao leitor mapas, listas de personagens e outros elementos ilustrativos que auxiliam a leitura, evitando que a gente se perca entre tantos nomes.

Com o “Dicionário de Mitologia Nórdica” de Johnni Langer em mãos, não é que essas ferramentas se tornam indispensáveis.

Mas, se você quiser encontrar um termo cujo significado você já não lembra onde está no livro que está lendo no momento, basta procurá-lo no dicionário de Johnni Langer e seguir a leitura sem mais delongas.

Muito bacana, não é?

3. Saga dos Volsungos, de Theo de Borba Moosburger

livro saga dos volsungos

Agora que você já tem em mente quais são os livros mais gerais que é possível conhecer sobre a Mitologia Nórdica, vamos começar a sugerir leituras mais específicas.

Assim, começamos a adentrar o mundo da mitologia escandinava, mais especificamente, da mitologia islandesa.

Em “Saga dos Volsungos”, da Editora Hedra, você conhece histórias sobre os heróis da linhagem real dos Volsungos.

Nestas narrativas cheias de ação e aventura, temos como protagonistas principalmente o herói Sigurd, a valquíria (termo que designa as virgens guerreiras na Mitologia Nórdica) Brynhild e o rei Gunnar.

Os três personagens compõem um triângulo amoroso, ao passo que enfrentam diversas aventuras. Nesta narrativa crucial para a mitologia islandesa, conhecemos a fundo o famoso mito do dragão Fafnir, que é morto por Sigurd.

4. Ragnarok: o crepúsculo dos deuses, de Mirella Faur

livro ragnarok

Se você gosta de assistir aos quadrinhos e filmes da Marvel, principalmente os que têm o deus Thor como personagem, provavelmente já conhece o termo “Ragnarok“.

Para os nórdicos, essa é uma palavra que faz referência ao fim do mundo. Portanto, se trata de uma espécie de apocalipse da Mitologia Nórdica.

No livro “Ragnarok: o crepúsculo dos deuses”, Mirella Faur escreve justamente sobre o mito do deus Thor, bem como sobre Argard – o reino dos deuses na mitologia escandinava.

Contudo, nesta leitura, o leitor tem acesso a uma história muito mais completa e cheia de elementos da Mitologia Nórdica que nem sempre ficam em evidência nos quadrinhos e nos filmes.

Esta obra é considerada uma introdução mais profunda à mitologia viking e vale muito a pena lê-la para complementar tudo o que você já aprendeu enquanto leitor e espectador do universo Marvel!

5. Crônicas de gelo e fogo, coletânea de George R R Martin

livro cornicas de gelo e fogo

Já falamos sobre uma releitura super atual da Mitologia Nórdica, que é o que lemos nos quadrinhos da Marvel. No entanto, como já comentamos mais acima, esses mitos estão ganhando cada vez mais projeção internacional e não é só a Marvel que tem contribuído para isso.

Por exemplo, talvez você não saiba, mas a série de TV “Game of Thrones” é uma adaptação de uma coletânea de livros que narram aventuras inspiradas em vários mitos. Com referências da mitologia grega, romana e nórdica, não podemos deixar de indicar as “Crônicas de gelo e fogo” aqui.

Se você ama livros de ação e se apaixonou pela Mitologia Nórdica por causa de características como aventura, ação, suspense e romance, a leitura dos livros de George R R Martin é indispensável.

Caso siga essa indicação, damos um conselho: arrume bastante tempo para ler, pois a coletânea conta com 5 longos livros.

E, por falar nisso, aproveite para ler também o artigo que publicamos sobre a ordem de leitura dos livros de Game of Thrones clicando aqui.

6. Magnus Chase e os deuses de Asgard, série de Rick Riordan

livro magnus chase e os deuses de asgard

Com esta sexta indicação, queremos te levar de volta para Asgard, mas de uma maneira diferente.

Na série “Magnus Chase e os deuses de Argard”, temos uma mistura entre atualidade e tradição literária histórica, similar ao que ocorre nos livros da série “Percy Jackson“.

Aqui, somos apresentados à história de Magnus Chase, um jovem rapaz que acaba de perder a sua mãe e agora vive nas ruas de Boston. Contudo, a triste e confusa realidade de Magnus muda para sempre a partir do momento em que ele descobre ser filho de um deus nórdico.

Em sua trajetória, Magnus Chase encontra alguns personagens já conhecidos por muitos de nós: Thor e Loki. Além disso, voltamos a um tema muito comum à Mitologia Nórdica e que é abordado em muitas das leituras em nossa lista: o Ragnarok.

Caso queira fazer a leitura dos livros da série, aproveite para conferir seus títulos:

  • A espada do verão;
  • O martelo de Thor;
  • O navio dos mortos.

7. Deuses americanos, de Neil Gaiman

livro deuses americanos

Começamos este resumo sobre “Deuses americanos”, de Neil Gaiman, avisando que este livro não fala exatamente sobre os seres mitológicos que temos abordado aqui.

De uma maneira diferente de Rick Riordan, Neil Gaiman também escreve uma releitura moderna completamente original, inspirada em uma série de mitos e incluindo elementos da Mitologia Nórdica.

Em “Deuses americanos”, conhecemos a história do personagem Shadow Moon, que é um ex-presidiário cujo único desejo é voltar para a família. No entanto, nesse processo de reconstrução da própria vida, o personagem descobre fatos aterradores que o levam a acabar trabalhando para o misterioso Wednesday.

Essa narrativa nos leva para os Estados Unidos e nos mostra a maneira como os personagens se relacionam com o país.

Enquanto trabalha, Shadow Moon conhece os deuses antigos e modernos, sobre os quais não falaremos para que você não perca nada dessa experiência de leitura. Diremos apenas que esses deuses estão prestes a entrar em guerra.

Portanto, resta a você descobrir o porquê, quem são os deuses e qual é a relação do protagonista com essa guerra em que Neil Gaiman remonta o Ragnarok da Mitologia Nórdica.

8. Box nórdicos: os melhores contos e lendas, editora Pandorga

livro box nordicos

Quer continuar explorando um pouco mais outras lendas nórdicas, que trazem mais elementos de histórias que compõem a tradição literária de países como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia?

No “Box nórdicos”, você lê principalmente sobre contos de fadas, além de lendas, sagas e mitos nórdicos que não estão necessariamente ligados a Asgard.

Sim, você encontrará histórias sobre o reino dos deuses, Thor e Loki, mas também conhecerá heróis humanos, vikings e outros muitos seres mitológicos em um compilado bastante completo!

O grande diferencial desta obra em comparação às outras que trazemos aqui é que, nela, você tem acesso a outros grandes escritores nórdicos. São exemplos disso Hans Christian Andersen, J. Jakobsen, Peter Christen Asbjørnsen e Jørgen Moe.

Dessa forma, você não se atém tanto apenas aos mitos, mas também conhece a genialidade dos autores.

Por exemplo, o escandinavo Hans Christian Andersen é responsável por inúmeras das histórias infantis que fazem parte do imaginário das crianças brasileiras. Mas, talvez você nem saiba disso. São obras dele os contos “A pequena sereia”, “O patinho feio” e “O soldadinho de chumbo”.

Os personagens dessa narrativa não fazem parte do que entendemos como Mitologia Nórdica, mas fazem parte da literatura produzida na região e que se popularizou em praticamente todo o mundo.

9. O senhor dos anéis, trilogia de J.R.R Tolkien

livro senhor dos aneis

Para finalizarmos a nossa lista com os melhores livros de Mitologia Nórdica, não poderíamos deixar de falar sobre “O senhor dos anéis”. Trata-se da grande obra de J.R.R Tolkien que é amada e celebrada por leitores ao redor do mundo todo!

A saga ficou bastante popular depois do lançamento dos filmes, estrelados por atores como Elijah Wood, Orlando Bloom, Ian McKellen, Viggo Mortensen, entre muitas outras estrelas de Hollywood.

No entanto, os livros que compõem a trilogia de Tolkien foram escritos na primeira década do século passado. Na verdade, os três livros foram escritos entre 1937 e 1949, como uma continuação para o sucesso de audiência “O Hobbit”, escrito em 1932.

O autor inglês é considerado mundialmente como o grande mestre da literatura fantástica e quem lê os livros da trilogia “O senhor dos anéis” pode comprovar essa afirmação.

A narrativa dos livros é rica em seres mitológicos como elfos, anões, magos e hobbits. Além disso, o enredo tem muita ação, aventura, lições e romance.

De modo geral, o conteúdo da trilogia diz respeito ao conflito entre o bem e o mal na Terra-Média.

Nesse lugar, vários seres de raças diferentes precisam conviver e, quando um elemento poderoso está prestes a cair em mãos erradas, seres de naturezas distintas se unem para evitar que isso aconteça.

Caso queira ler os livros, confira os títulos logo abaixo:

  • A sociedade do anel;
  • As duas torres;
  • O retorno do rei.

E caso queira saber mais sobre cada uma das obras da saga, confira esse artigo que publicamos no blog.

Agora que você aprendeu sobre a Mitologia Nórdica, que tal aprender sobre outros mitos, como a mitologia grega?

Na seleção que preparamos hoje, você conheceu diversos dos melhores livros de Mitologia Nórdica ou que se inspiram em seus elementos para construir narrativas gostosas de ler.

Esperamos ter deixado claro o quanto a tradição literária dos países nórdicos é rica em elementos, sejam eles seres mitológicos, histórias ou mesmo símbolos.

Além disso, com esses livros, esperamos que você consiga identificar quando obras literárias ou filmes se inspiram em elementos mitológicos para compor novas histórias.

Agora que você já conhece muito sobre a Mitologia Nórdica, não deixe de abrir espaço na sua lista de leituras para mitos originários de outros lugares.

Por exemplo, também há muita riqueza em termos de histórias e personagens nas mitologias japonesa, egípcia, romana e indígena.

Os mitos são maneiras das culturas perceberem aquilo que não se explica na sociedade, como é o exemplo dos deuses. Porém, com os mitos, as diferentes culturas do mundo também explicam os fatos da natureza e o próprio comportamento humano.

Conhecê-los, portanto, é também conhecer a nós mesmos de várias maneiras distintas e bonitas. Se os mitos não fossem tão encantadores, as histórias que nós trouxemos para você hoje não seriam tão populares.

Portanto, fica a nossa orientação: apenas comece estudar a mitologia de diferentes culturas a partir dos melhores livros de Mitologia Nórdica. Ou seja, não pare nela.

Temos certeza que você se encantará com a diversidade de explicações que diversas culturas ao redor do mundo têm a oferecer para dizer quem somos e como é o mundo em que vivemos.

Boa leitura e até a próxima!