Os 12 Melhores Livros de Coaching que todo Profissional precisa ler

Buscar o aprimoramento constante é essencial em qualquer área das nossas vidas, e para isso o coaching chegou como uma das principais ferramentas. E, claro, nele a leitura cumpre papel fundamental.

Por isso, conhecer os melhores livros de coaching é um passo a mais para você que é um profissional coach, tem interesse em ingressar na carreira ou simplesmente é curioso pelo assunto.

A leitura é um hábito que por si só já transforma nossas vidas. Quando associada a ensinamentos valiosos de especialistas em desenvolvimento humano, ela é capaz de nos mostrar caminhos antes inimagináveis.

Com isto em mente, preparamos esta lista com os principais livros de coaching que estão à sua disposição. Confira logo abaixo!

Quais são os Melhores livros de Coaching?

Por mais que os livros não substituam os cursos de coaching completos, com profissionais capacitados para lhe ensinar, eles são companheiros fundamentais durante o aprendizado e por toda a carreira.

Ao ler as obras indicadas, você terá acesso às dicas necessárias para começar sua trajetória e se tornar um especialista em coaching.

Alguns tratam do papel do líder, e a inteligência emocional para traçar um plano de crescimento para a carreira.

Outros trazem em sua escrita como projetar planos relacionados à busca da felicidade e realização pessoal. Já alguns abordam o desenvolvimento humano e o envolvimento de cada uma na sociedade.

Os temas são variados e a leitura de todos vale a pena. Confira a lista e se prepare para mudar de vida!

1. Guia da História do Coaching, de Vikki G. Brock

livro guia da historia do coaching

Este livro foi escrito por Vikki Brock, uma das maiores especialistas em coaching do mundo e é leitura obrigatória para coaches, aspirantes e entusiastas do assunto.

Em “Guia da História do Coaching” ela nos traz como foi o surgimento do coaching ao longo das últimas décadas do século XX.

Como nos mostra Brock, o surgimento do coach é fruto das diversas transformações nas esferas humanas da carreira, desenvolvimento pessoal e vida em sociedade.

Nesta verdadeira aula de história sobre coaching, fica evidente o poder de transformação oferecido por esta filosofia e técnica, que ajuda a inspirar pessoas e organizações e contribui para o crescimento de nossa sociedade.

2. O Efeito Sombra, de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson

livro o efeito sombra

A teoria do efeito sombra, de Carl Gustav Yung, serve de base para o desenvolvimento das ideias apresentadas neste livro de três grandes especialistas em coaching.

Segundo Yung, em cada um de nós há uma parte que reprimimos e enviamos para o nível inconsciente. Isto porque esta parte nos incomoda em algum nível, seja por não gostarmos dela ou por acreditarmos que ela nos reprova de alguma forma.

Em “O Efeito Sombra” essa ideia da nossa sombra é apresentada para que possamos agir sobre esse aspecto pessoal. Para Chopra, Ford e Williamson, essa sombra é uma parte essencial de cada um e não deve ser ignorada.

Pelo contrário, ela deve ser reconhecida e utilizada a nosso favor. Quando reprimida, essa sombra pode ser a causa de auto sabotagens que nos colocam mais longe de nossos sonhos e objetivos e prejudicam nossos relacionamentos.

No momento em que escolhemos olhar para a sombra e utilizar suas forças a nosso favor, é quando grandes transformações ocorrem em nossas vidas.

Uma leitura poderosa, que mostra a importância de reconhecer sentimentos reprimidos e assumir responsabilidades sobre eles. “O Efeito Sombra” rendeu um filme de mesmo nome, lançado no ano de 2009.

3. Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar, de Nell Scovell e Sheryl Sandberg

livro faca aocntecer

Sheryl Snadberg foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes e coloca toda sua experiência em papéis de liderança e mercado de trabalho neste livro.

Aqui a autora discute sobre o papel da mulher no mundo empresarial e coloca luz sobre diversos problemas, como a baixa representatividade feminina no mercado e as desigualdades de gênero.

Esta é uma obra que busca não apenas jogar luz sobre tais questões, mas também inspirar outras mulheres a virem à frente e assumirem o protagonismo nos ambientes em que atuam. Além disso, Sandberg faz análises e críticas pertinentes sobre sua própria jornada.

“Faça Acontecer” é uma leitura essencial para todos, e não apenas mulheres, que querem se inspirar e refletir sobre papéis de gênero e construção social.

4. Mulher Coach – Inteligência Feminina Aplicada ao Processo de Coaching, de várias autoras

livro mulher coach

Este livro é uma coleção de poderosas histórias e relatos de mulheres que assumiram papéis de líderes e coaches. Assim, agora elas buscam inspirar cada vez mais suas companheiras a crescer e assumir controle das próprias vidas.

Em “Mulher Coach”, o objetivo é fomentar a reflexão acerca dos estereótipos e papéis de gênero assumidos pela nossa sociedade patriarcal.

São páginas repletas de discussões sobre o feminino no ambiente de trabalho e coach, casos de sucesso de mulheres que conquistaram seus sonhos e como reconhecer os estereótipos e expectativas colocadas sobre as mulheres pela sociedade.

5. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey

livro os 7 habitos das pessoas altamente eficazes

Stephen Covey, com este livro, lançou uma das mais influentes obras de todos os tempos no mundo coach. Aqui ele compila o aprendizado de extensa pesquisa em publicações biográficas, manuais e livros de autoajuda.

Segundo o autor, quem conquistou os seus objetivos e o sucesso possui uma série de hábitos e práticas que facilitam esta trajetória.

Assim, em “Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes”, Covey funda a mentalidade dos sete hábitos que levam uma pessoa à interdependência efetiva.

Para ele, entender estas práticas, transformá-las em hábitos e integrá-las em nosso cotidiano permite trabalhar de forma mais focada. Isso garante uma visão ampla dos objetivos e como alcançá-los, e ajuda a lidar com cada desafio.

Escolhido como o livro mais influente do século XX por leitores da revista Chief Executive, este best-seller irá ajudar o leitor a desenvolver a atitude necessária para alcançar o que deseja.

6. Coaching Positivo – Psicologia Positiva Aplicada ao Coaching, de José Roberto Marques

livro coaching positivo

Desde o início o coaching e a psicologia se entrelaçaram como disciplinas afins. Neste livro de José Roberto Marques, Master Senior Coach e Trainer brasileiro, essa relação é o palco central.

Em “Coaching Positivo”, Marques nos apresenta o seu conceito de coaching positivo, que une as ferramentas desenvolvidas pela psicologia positiva com as do coaching para dar ao leitor a capacidade de maximizar suas características positivas e suprimir as negativas.

É uma obra essencial para coaches que buscam entrar no campo do coaching positivo, e capacitar psicólogos nesta área de atuação cada vez mais extensa.

7. Coaching – Desenvolvendo a Excelência Pessoal e Profissional, de James Flaherty

livro coaching

Neste, que é um dos livros mais básicos a respeito de coaching, James Flaherty coloca para nós todo seu conhecimento a respeito do assunto de forma simples e acessível.

O autor expõe os principais fundamentos e aplicações do coaching a fim de ajudar o profissional coach a desenvolver competências e se tornar especialista no assunto.

O livro apresenta uma série de técnicas para a vida profissional e pessoal que te ajudarão a atingir o que deseja.

8. O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados, de José Roberto Marques

livro o poder do coaching

“O Poder do Coaching” é mais um livro de relatos e experiências de profissionais de coaching que conquistaram o sucesso profissional.

Aqui, os autores buscam compartilhar conhecimento a fim de tornar outras pessoas capazes de aplicar valiosas técnicas e ferramentas em diversas áreas da vida pessoal e profissional.

Este é um poderoso livro para formar melhores coaches e ajudar todos a entender seu propósito como pessoas e alcançar o sucesso.

9. Paixão por Vencer, de Jack Welch

livro paixao por vencer

Jack Welch foi CEO da General Electric por vinte anos e se destacou no mundo empresarial pela forma com que liderou a companhia e a levou a um sucesso inimaginável.

Mesmo em meio à acirrada concorrência, Welch conseguiu colocar a empresa em novos mercados, e com uma administração honesta e focada nas pessoas e trabalho em equipe.

Todas estas características fizeram de seu nome lendário na indústria. Ele viajou o mundo dando palestras e formando gestores em sua maneira singular de fazer negócios.

Em “Paixão Por Vencer”, Welch coloca à nossa disposição todos os seus anos de experiência. Aqui o autor dá conselhos sobre como agir no mundo empresarial e desenvolver competências para crescer cada vez mais na carreira.

Ele disserta sobre a importância da concorrência e a criação de modelos de negócios que buscam a inovação.

São dicas universais, válidas para quem ocupa cargos de liderança em grandes empresas, mas também empreendedores de todos os ramos, funcionários de empresas e qualquer um que busca entender a mentalidade sugerida pelo autor.

10. Life Coaching Em Uma Abordagem de Três Inteligências, de Ritah Oliveira

livro life coaching

Neste livro, Ritah Oliveira aborda de forma detalhada a disciplina do life coaching e a importância do desenvolvimento de capacidades de comunicação para o aprimoramento das relações interpessoais.

Esta metodologia une o conhecimento de diversas áreas, como a Teoria das Múltiplas Inteligências, PNL, coaching e life coaching. Quando aplicadas, estas técnicas permitirão ao leitor atingir o sucesso na vida profissional e pessoal.

Um livro essencial para quem se interessa pela área de comunicação e comportamento e deseja aprimorar suas relações.

11. Coaching de Vendas, de José Roberto Marques

livro coaching de vendas

Mais um livro do experiente José Roberto Marques, “Coaching de Vendas” nos mostra que vender é tanto uma ciência como uma arte, e que um vendedor cumpre papel essencial no caminho entre produto e cliente.

Marques ensina como associar habilidades de venda a lições do mundo coach forma melhores vendedores. Aplicar as técnicas com inteligência leva a transações bem-sucedidas e uma carreira de sucesso nessa área que é tanto sobre produzir lucros, mas também oferecer conexões humanas.

A filosofia apresentada aqui é essencial para a formação profissional e aquisição de habilidades que alavancarão a carreira de qualquer um.

12. O Poder do Agora, de Eckhart Tolle

livro o poder do agora

Neste poderoso livro, Eckhart Tolle abre nossas mentes para como pensamos o tempo todo no passado e planejamos para o futuro sem realmente trabalhar o que pode mudar nossas vidas: o agora.

O autor emprega conceitos da filosofia, bem como de várias religiões e práticas ao redor do mundo para nos permitir abordar o cotidiano de forma mais leve e prática.

Através da leitura, você conseguirá perceber como é importante deixar de lado o ego para vivenciar cada momento como ele deve ser. Apenas assim é possível alcançar a verdadeira felicidade.

“O Poder do Agora” é um best-seller mundial que já transformou a vida de milhões de pessoas. Leitura obrigatória!

O que é o coaching?

O coaching como prática já existe há quase 200 anos. Porém, nas últimas décadas ele se desenvolveu como um dos campos mais importantes para o aprimoramento do cotidiano da vida do ser humano.

Em resumo, coaching é o processo de treinamento onde um profissional busca ajudar uma pessoa a conquistar seus objetivos através de ensinamentos variados. Estes objetivos podem ser muitos, e em qualquer aspecto da vida.

Assim, esses profissionais ajudam seus clientes a desenvolverem técnicas aplicáveis no dia a dia para que possam organizar suas atividades com um objetivo específico em mente. Através de metodologias trazidas de diversas ciências, como a psicologia, os coaches dão às pessoas o necessário para se tornarem bem-sucedidas.

Esta prática é muito comum no mundo do empreendedorismo e profissional. Pessoas com experiência e conhecimento oferecem seus serviços de guia e acompanhamento para outras.

Por outro lado, também cresce cada vez mais a percepção da aplicação do coaching na vida pessoal. Aqui ele tem poderes transformadores imensos, também.

Lições valiosas

A abordagem utilizada pelo coaching é o desenvolvimento de uma metodologia que entregue para o cliente a capacidade de se melhorar. Assim, a pessoa será capaz de buscar de forma autônoma o auto aprimoramento pessoal e profissional.

Portanto, o coaching ensina habilidades de comunicação, inteligência emocional, a capacidade de agregar novas habilidades e outras competências essenciais a qualquer ser humano vivendo no mundo contemporâneo.

Livros de coaching cumprem um papel fundamental neste ciclo. Eles permitem a todo mundo ter acesso às experiências e lições oferecidas por profissionais do mundo todo que decidiram compartilhar o que descobriram, ou mesmo inventaram, ao longo de suas próprias jornadas.

Além disso, são fundamentais na formação de um profissional de coaching, uma vez que carregam em suas páginas as técnicas e métodos para o maior desenvolvimento da carreira destes.

Esperamos, então, que você tenha gostado dessa seleção de livros de coaching. Continue navegando pelo blog para mais dicas e até a próxima!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.