Os 17 Melhores Livros para Mudar de Vida

melhores livros mudar de vida

Da enorme oferta de conteúdo e mídia disponível disputando nossa atenção e oferecendo mundos e fundos, é difícil separar o joio do trigo e ficar só com o que estamos precisando. Não se trata de escolher “o melhor”, mas o adequado para cada momento, porque o que faz valer a pena o conteúdo é nossa atitude perante ele.

O Mural dos Livros tem várias listas com livros para mudar sua vida:

Livros de desenvolvimento pessoal, liderança, comportamento humano, autoconhecimento, espiritualidade, auto ajuda, biografias exemplares, investimentos… É só escolher e fazer acontecer!

Mas, para quem não procura dentro de um gênero específico e está apenas em busca de uma sugestão no geral, montamos o “creme do creme”, com aqueles que consideramos que podem fazer você “mudar de vida”, ou dar algum “Start”, aquele gás que está faltando.

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Vamos nos aprofundar nos melhores livros para mudar de vida?

Seja procurando seu caminho espiritual, dando uma mudada no visual, comportamento ou carreira, encontrando uma paixão ou descobrindo um novo propósito, a vida está esperando e cheia de caminhos, todo dia brilhando à espera de quem buscar.

Para isso, basta investir um pouquinho em conhecimento. Que tal começar?

Confira nossa seleção e dê esse primeiro passo. Essas obras ajudarão na construção da sua própria obra.

1. O poder do agora, de Eckhart Tolle

livro o poder do agora

Já tendo sido citado em algumas listas, este best-seller atemporal tem um texto brilhante e fora de série.

O tema do “viver o agora” é muito explorado dentro da filosofia oriental. A necessidade de nos conectarmos com o “eu interior” que, na verdade, é o não-eu. Complicado? Este livro descomplica.

Para saber quem você é e, em última análise, enxergar do que você é capaz, é importante “limpar” a mente.

Tolle trabalha forte em cima da questão de que estamos com a mente poluída por passado e futuro. Frustração e aflição geram constante ansiedade, com a qual ficamos impedidos de focar com clareza no objetivo, que deve ser um só, de cada vez.

Fazer o que tem que ser feito é uma doutrina de quem vive o agora, sem ficar perdido em pensamentos confusos sobre ontem e amanhã. Leitura super recomendada para todos.

2. Desperte o gigante interior, de Tony Robbins

livro desperte o gigante interior

Robbins é um grande nome dentro da Programação Neurolinguística (PNL) e tem ajudado muitas pessoas mundo afora com suas palestras.

A PNL trata de inserir as chaves e gatilhos adequados no seu dia a dia, para fazer acontecer, estimulando a memória, a disposição e conferindo em seguida os resultados promissores.

O autor parte do princípio que todos sabemos o que fazer para alcançar os objetivos, mas poucos conseguem se disciplinar e organizar. A PNL é uma disciplina de enfrentamento, uma “malhação mental” para resolver a questão pela ação.

O poder das crenças (limitantes e engrandecedoras), a perseguição da dor e do prazer são outras formas de abordagem interessantes que são desenvolvidas na obra de Tony Robbins, que é rica em conteúdo.

Para quem está procurando um livro mais técnico e direto, vá diretamente na direção dessa leitura.

3. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

livro inteligencia emocional2

Mais um clássico contemporâneo, este livro é um fenômeno de vendas e estudo em muitas disciplinas, pois mostra um “lado” da nossa mente que não foi abordado até recentemente com o foco que este autor deu.

Quase todo mundo, a toda hora, toma decisões baseadas em emoções e nem se dá conta disso. Ao longo do tempo, nossa personalidade constrói temores e padrões que não só prejudicam as escolhas, como nos fazem presa fácil para predadores. Mas não se assuste: seres humanos são assim. A notícia boa é que podemos controlar.

Não ser refém das emoções requer percepção e treino, pois somos seres emotivos e repletos de impressões e lembranças que comandam nossas tarefas.

Livro bom para entender o que também se chama, em alguns aspectos, de evolução espiritual, por uma abordagem mais científica, no caso, utilizando neurociência.

4. O ego é o inimigo, de Ryan Holiday

livro o ego e o inimigo

O ego é uma polaridade da mente humana estudada profundamente há muitos séculos e tem sido acessado pela ciência instrumental há relativamente pouco tempo.

Muitos métodos procuram nos colocar de frente ao ego, enfrentá-lo, discipliná-lo. Se você já pensou no assunto, não deixe de consultar este livro que pode surpreender aquilo que você pensa que sabe sobre si mesmo.

O ego é ardiloso e se esconde, se protege de muitas formas. Quando pensamos que eliminamos a vaidade, é a vaidade que nos disse isso.

Percepção da realidade, propósito e humildade são alguns dos tópicos que Holiday aborda com grande clareza – e clareza é o que vai lhe ajudar, manter alerta e conectado com seu caminho, sem desvios egocêntricos.

5. Comece pelo porquê, de Simon Sinek

livro comece pelo porque

Figura garantida no álbum dos livros de liderança, falando em propósito, esta obra procura orientar o leitor de encontro a ele. Porém, tratando de um método que se aplique ao coletivo, ao líder.

Sinek parte do princípio de que ideias conectam pessoas, decifrando uma das chaves do que hoje se popularizou como engajamento.

Se ideias movem pessoas em torno da mesma meta, é porque existem ideais que dão propósito, noção de causa a estas ideias. Portanto, não se esqueça de ser fiel ao seu ideal, para assim poder transmitir este ideal e fazer com que as pessoas confiem em você.

Não basta ficar bem na foto, tem que ter um porquê, senão logo perde a graça.

6. Descubra seus pontos fortes, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

livro descubra seus pontos fortes

Os autores trazem um diferencial neste livro, que são as sugestões de como um líder pode tratar as pessoas do seu time, o que também serve para si.

A ideia é identificar os pontos fortes e investir apaixonadamente neles, ao invés de dar o foco em corrigir habilidades fracas. As carências, com o tempo vão sendo supridas, puxadas pelos resultados atingidos quando você fizer as correções e der o direcionamento certo.

Muitos exemplos e cenários são apresentados para dar um bom entendimento ao conceito, que afinal trata de lhe fortalecer e colocar no caminho de uma vida nova, que estava acessível o tempo todo.

7. Mais esperto que o diabo, de Napoleon Hill

livro mais esperto que o diabo

Uma lista de caminhos para o sucesso sem Napoleon Hill é altamente improvável.

O escritor renomado mostra como criar oportunidades nos piores cenários.

Se muitas pessoas prosperaram na grande recessão, no pós-Segunda Guerra Mundial, o que fizeram? Teriam características em comum? Haveria algum aspecto na natureza humana do conquistador?

Pensar grande não é necessariamente arriscar tudo. Mas existem momentos que são uma chave e, até lá, uma constante procura, o estudo de aperfeiçoamento, constante, deliberado.

Como construir sua própria doutrina e fazer acontecer? Leia e descubra.

8. Propósito: a coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba

livro o proposito

Buscando sempre o “diálogo do amor”, Prem Baba vai desfiando seu texto, leve e sensorial, rumo ao coração do seu ser. Procurando fazer com quem você demonstre a si mesmo o que falta, ou o que há com o que você tem, convida a fazer uma viagem de descobrimento além das nossas ambições primitivas.

Mudar de vida é basicamente, para começar, mudar sua relação com a vida, o modo como sente e olha para as coisas.

Assim, se rebelar contra a vida que tem e querer mudar na marra, partindo do emocional, não vai funcionar. É necessário primeiramente respirar fundo e compreender onde está o mal, e por que enxergar o mal onde nem sempre há.

É assim que se apronta o espírito para começar a jornada para a mudança, com o coração aberto e alerta às dificuldades que tentam nos empurrar de volta para trás, onde muita gente costuma ficar patinando e perde a paz interior.

E qual será o meu propósito? O livro dividido em sete partes não tem como prometer essa resposta, mas vai ajudar a melhorar essa pergunta, que na hora certa dará resultado.

9. Seja a solução de seus problemas, de José Roberto Marques

seja a solucao de seus problemas

Se a vida anda problemática, complicada e estressante, não se apavore: você não está passando por nada extraordinário. As coisas tendem a se acumular e nos deixar em estados de nervos que vão do stress ao desespero.

O autor o convida a pensar. Respirar e pensar. Quando conseguir enfim enxergar os problemas diretamente, é aí que o “joguinho” começa: risca aqui, ajeita ali e, no fim, sobram apenas tarefas para serem desempenhadas pacientemente e tendo em vista que levarão você até onde pretende chegar.

Mesmo que às vezes seja inescapável dar um passo atrás na vida, é seu comportamento nessas horas que vai determinar sua saúde para se manter fiel ao objetivo, e curtir a plenitude de quando tudo ficar bem, porque vai. Confia e age certo, que vai.

Aí todas as histórias serão lembradas como lindas histórias de superação.

10. Porque fazemos o que fazemos, de Mario Sergio Cortella

livro por que fazemos o que fazemos

Mario Sergio Cortella é um filósofo muito querido do povo brasileiro, por suas palestras, entrevistas, livros e toda sua sabedoria de vida. É uma daquelas figuras cativantes que dá prazer de ouvir falar sobre qualquer assunto. Ele é tão bem-intencionado, tão firmado na virtude, que sobre qualquer assunto tem uma boa mensagem para entregar.

Os livros de Cortella, em geral, falam de tudo um pouco, de forma leve e não muito sistemática. Mas a clareza com que trata os assuntos e as referências, citações e reflexões que busca são suficientes para lhe dar total credibilidade.

Neste título, ele ajuda o leitor a encontrar um pouco de equilíbrio no meio da barulheira e agito da vida moderna, procurando questionar onde está o problema, o que nos perturba toda hora e impede de ser feliz com o que somos, com o que temos.

Um livro para qualquer pessoa da família, qualquer curioso começar a pensar nos hábitos, na vida e em seus objetivos.

11. #Girlboss, de Sophia Amoruso

livro #girlboss

A criadora da loja virtual milionária Nasty Gal mostra nesta semi-biografia como chegou onde chegou.

Em algum momento da vida, Sophia sentiu-se extremamente medíocre com o que fazia, apenas para “sobreviver”, o que imediatamente passou a considerar acomodação, decidindo revolucionar a vida profissional.

Como fazer acontecer? Dedicando-se totalmente ao que acredita, custe o que custar.

A história da garota Sophia Amoruso, corajosa e engajada, é totalmente inspiradora e mostra não apenas o valor de acreditar nos sonhos, mas como arrumar força para aceitar o perrengue enquanto sua ideia se desenvolve.

O livro é curtinho, com menos de 150 páginas, com um conteúdo potente que pode fazer você se mexer e correr atrás do seu resultado.

12. On the road, de Jack Kerouac

livro on the road

O grande expoente da geração beatnik permanece fonte de culto até hoje. Tendo sido influenciador de gerações de hippies, roqueiros e “bichos-grilos” pelo mundo inteiro, seus livros questionadores e alucinados continuam encantando quem se aventura a lê-los.

On the road (ou “Pé na estrada”, em português) foi escrito em um rolo de papel quilométrico, durante algumas semanas alucinadas que Kerouac passou trancado num apartamento. Isso depois de ter rodado o país com seus amigos, rumo ao autoconhecimento.

A história é muito inspiradora pois começa falando de pessoas comuns, sem propósito, procurando um misto de sentimento e consagração, com Jack (Ou Sal Paradise, personagem que representa seu alter ego), que decidem cruzar os Estados Unidos pela rota 66.

Mas tudo o que vai acontecendo no caminho é descrito de um modo tão emocionante e brilhante que seus olhos não vão mais descolar das páginas. É todo o espírito de uma geração que ainda permanece ecoando e buscando reprodução.

Muitos famosos daquela época alegaram coisas como ter saído de casa após a leitura de On the Road – mitos como Janis Joplin e Jimi Hendrix. Muitas experiências e lembranças loucas na vida de muito cinquentão de hoje têm a ver com esta cultura.

O filme “Na natureza selvagem”, de Jon Krakauer, é mais um eco dessa geração, só para citar uma reprodução. “On the road” virou filme também, sob a direção de Walter Salles.

Enfim, quem gosta de literatura não pode deixar de ler este clássico, e para os jovens que querem curtir suas vidas antes de decidir pelo destino formal, vale essa mudança rumo ao… quem é que sabe?

13. A arte da guerra, de Sun Tzu

livro a arte da guerra

Mais um livro que se encaixa em tipos diferentes de lista. Uma obra repleta de ensinos estratégicos para serem usados em qualquer área da vida. A vida não é necessariamente uma guerra, mas é necessário se posicionar a cada momento, e compreender que jogo está sendo tramado em cada lugar.

Não adianta: tudo o que traz grandes resultados deve ser tratado com seriedade e profissionalismo – e o outro lado nunca deve ser subestimado. Se dois concorrentes lerem “A arte da guerra”, quem vence?

Contar com todas as possibilidades é uma das maiores lições deste livro. Mario Puzo certamente entendeu estes preceitos ao compor seu Don Corleone.

E como podemos entender?

Assumindo nossas responsabilidades e pensando como líderes, sendo rigorosos quando necessário, amáveis e persuasivos quando preciso. Compreendendo a condição humana, sabendo negociar e esperando cada momento de ação: é sobre isso que se trata, afinal, viver.

14. O poder do hábito, de Charles Duhigg

livro o poder do habito

Este título também não poderia faltar!

O best seller mostra como podemos e devemos nos habituar à ideia de que estamos construindo nossa vida ideal e, assim, tratar logo de implementar os pequenos hábitos que logo serão grandes hábitos.

Mostrando um esquema que lida com “deixa”, “rotina” e “recompensa”, Charles Duhigg demonstra o sistema de criação e manutenção do hábito como ocorre em nossa mente.

Os hábitos começam pelas rotinas, que são repetições obrigatórias em nosso cotidiano. Não se consegue bloquear um hábito de beber, por exemplo, quando se é obrigatório trabalhar num bar toda noite.

Para isto, podemos criar ferramentas para “enganar” a mente, até que a consciência automaticamente dê conta do recado. Basta exercitar a criatividade.

“O poder do hábito” é um livro para todos, porque os hábitos estão presentes na vida de qualquer pessoa.

15. Pai rico, pai pobre, de Robert Kyiosaki

livro pai rico pai pobre

Esta obra é para despertar o espírito empreendedor e decolar feita por Robert Kyiosaki.

Numa narração bastante envolvente, o autor narra o crescimento do personagem na companhia de dois pais: o pai rico e o pai pobre. Explica a diferença dos conselhos dos dois, sendo que um acreditava no ensino formal e outro incentivava a busca pela escola da vida.

Enquanto o pai pobre manda que o garoto foque na carreira, em escolher e estudar exaustivamente uma área, o pai rico vai indicando que ele simplesmente arrume um emprego e aprenda a trabalhar, a ter compromisso, a lidar com gente e a enxergar como se produz dinheiro.

E, daí por diante, o menino vai crescendo e se interessando por fazer negócios, observando como os maiores fazem, quem conseguiu o que e como, trilhando sua própria jornada.

As lições vão desde polêmicas de ponto de vista sobre liberalismo e socialismo como dicas diretas para o desenvolvimento pessoal e profissional, sobre o valor de confiar em si mesmo, ir atrás de técnicas, contatos e não esbanjar dinheiro sem propósito.

É mais um livro atemporal, pois não foca em quê ou onde investir, mas por que e para quê.

Trata de valores que são próprios da condição humana, dos relacionamentos, mudanças e desejos que fazem parte de cada um.

16. Mostre seu trabalho, de Austin Kleon

livro mostre seu trabalho

Para você, que já está apostando na própria ideia, é um livro inspirador e recheado de ideias. Vai ajudar você a fazer acontecer, sendo divulgador da própria marca, sem se tornar um “spam”.

É de grande ajuda também a forma como são ditas algumas coisas para incentivar quem ainda está patinando, como: “você não é obrigado a ser um gênio”, ou “foque no processo, não no produto”.

Mostra também que o que aparenta ser um “sucesso instantâneo” vem de muito tempo de desenvolvimento e dedicação a um objetivo. Contar boas histórias, mostrar algo que você sabe, dando referências e também ajudando os menores, ajuda a fomentar seu papel na rede e, assim, sua marca vai crescendo.

Ou seja, o sucesso é uma questão de dar o tempo e paciência que seu produto precisa. Tudo deve acontecer na hora certa.

Não ter medo de vender seu trabalho, saber aguentar as críticas e manter a produção são tópicos fundamentais elencados de forma elegante pelo autor, num livro que está esperando por você, assim como o sucesso.

17. O milagre da manhã, de Hal Elrod

livro o milagre da manha

Todo mundo sabe que acordar cedo faz o dia render mais, que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Mas este livro vai além, mostrando formas de fazer seu dia render tomando como base este hábito “inegociável”, de onde deve partir sua reestruturação.

O sistema de Elrod não tem nada de revolucionário, apenas visa convencer você, leitor, do quão lucrativo para sua vida será adotar e cumprir certas disciplinas como, assim que sair da cama (sem enrolar), apreciar um pouco de silêncio, afirmar o que quer fazer e visualizar o que vem sendo feito.

As ferramentas elencadas no livro são muito de imaginação e atitude, portanto, estão dentro de você. Mas tem também exercícios, leitura, escrita, dieta…

A partir do básico bem feito, com determinação e ânimo, você vai ver que sobra tempo! E aquilo que for feito dará seu resultado máximo.

Por isso, a diferença entre o “mais do mesmo” e o extraordinário está nos olhos de quem vê e no corpo de quem pratica.

Mude para melhor e nunca tenha medo da mudança!

Com esta lista bem completa, todas as esferas da vida podem ser atendidas. Desde o espiritual ao profissional, você pode traçar seu caminho desde já.

É sempre bom lembrar do tal do equilíbrio: não invista tudo num só aspecto em detrimento de outro. Dinheiro e poder é bom, mas sem afeto e propósito, não tem valor. Tempo e tranquilidade é uma beleza, mas para virar ócio, não precisa de muito!

Para organizar esta estratégia e fazer dar certo do seu jeito: leia. Leia livros, o mundo e sua vida, nunca deixe de questionar e ir atrás das respostas.

Conhecimento e autoconhecimento são chaves.

Boa leitura!