Os 13 Melhores Livros de Jojo Moyes

melhores livros jojo moyes

Se você curte livros de romance, daqueles de chorar horrores e sonhar com um amor especial, provavelmente já ouviu falar sobre alguns dos melhores livros de Jojo Moyes.

A autora conseguiu o feito de ter, ao mesmo tempo, 3 de seus livros na lista de mais indicados do The New York Times! Além disso, já teve alguns títulos adaptados para o cinema, o que é mais um sinal da qualidade de suas histórias.

No artigo de hoje, preparamos uma lista com 13 de seus melhores livros, todos publicados pela Editora Intrínseca, incluindo aqueles cujos enredos viraram filmes e os que não são tão conhecidos assim!

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Quer conferir mais a fundo do que se tratam os melhores livros de Jojo Moyes?

Se gostou da nossa seleção, mas gostaria de conhecer um pouco sobre cada enredo de Jojo Moyes, confira as descrições que preparamos abaixo. Não se preocupe com spoilers, pois comentamos apenas informações gerais sobre os livros da autora!

1. Como eu era antes de você, Editora Intrínseca

livro como eu era antes de voce

Não poderíamos deixar de iniciar essa lista com o aclamado “Como eu era antes de você” que, além de ser famoso enquanto livro, é ainda mais reconhecido pelo público geral pela adaptação para o cinema.

Se você ainda não viu a atuação brilhante de Sam Claffin e Emilia Clarke, recomendamos que você faça a leitura do livro antes de assistir ao filme. Para instigar a sua curiosidade a respeito do enredo, trazemos uma breve descrição da história de Jojo Moyes que emocionou tantos corações ao redor do mundo.

Talvez um dos pontos responsáveis pela comoção de Jojo Moyes seja o fato de que ela trabalha muito bem o tema dos encontros que transformam nossas vidas para sempre. A vida tem o seu quê de aleatoriedade e, porque ela é assim, alguns encontros que parecem triviais nos marcam profundamente, enquanto pessoas que fizeram parte da nossa realidade por muito tempo não conseguem trazer tanto significado assim.

Na história de Louisa Clark e Will Traynor, é exatamente isso que observamos. Louisa Clark (Lou) é uma jovem com uma vida absolutamente ordinária: mora com os pais, namora um triatleta que não parece estar muito interessado nela e trabalha como garçonete em um café que ela adora.

Sua vida se cruza com a de Traynor quando ela se vê obrigada a trocar de emprego e cuidar dele, um homem tetraplégico, mal-humorado e muito rico. O que acontece entre uma ex-garçonete e um ricaço rabugento é muito especial e faz a leitura valer a pena. Não é à toa que tanta gente gosta do que conta essa narrativa.

2. Depois de você, Editora Intrínseca

livro depois de voce

Antes de falarmos sobre “Depois de você”, precisamos destacar que este livro faz parte de uma trilogia. Assim, acompanhamos a história de Louisa Clark nesta segunda indicação e na próxima também!

Prometemos não dar spoilers sobre o enredo de nenhum dos livros, mas precisamos dizer que um evento traumático dá um rumo diferente para a história de Lou, que acaba trabalhando em um pub no aeroporto de Londres.

Depois de beber muito, Lou sofre um acidente: cai de um terraço e, dessa vez, é ela quem precisa de cuidados. A queda parece ser um grande spoiler do enredo, mas garantimos que os fatos mais interessantes da história se referem a quem acaba cuidando da jovem, um personagem que não esperávamos e que fará muita diferença nessa história.

Com esta leitura, você verá que além de trabalhar super bem com a aleatoriedade da vida, Jojo Moyes também tem como característica mudanças drásticas no enredo de cada livro. Portanto, nada do que pudéssemos contar aqui seria realmente um grande spoiler, pois a cada página, algo novo pode acontecer e virar a história de cabeça para baixo.

Se precisássemos definir em uma palavra o que acontece com Lou em “Depois de você”, com certeza usaríamos esta: reviravolta.

3. Ainda sou eu, Editora Intrínseca

livro ainda sou eu

Enfim, chegamos ao final da trilogia composta por “Como eu era antes de você”, “Depois de você” e “Ainda sou eu”.

Perceba que os livros nunca são sobre o outro, mas sobre a própria personagem principal. A trilogia de Jojo Moyes abordam sim os romances que afetam a vida de Louisa Clark, mas são principalmente sobre quem é Louisa Clark.

No último livro da série, mergulhamos em outra fase da vida de Lou em que, mais uma vez, ela precisa definir quem realmente é. Agora trabalhando entre a alta classe de Nova York, mais uma vez ela precisa investigar o quanto suas experiências mudam ou não a sua identidade.

Esse autoconhecimento será essencial para que ela consiga lidar com seus relacionamentos e, principalmente, consigo mesma.

Em “Depois de você”, somos mais uma vez apresentados a novos personagens de Jojo Moyes, um novo espaço, um novo romance. Agora, quem não muda jamais (ou muda, como você descobrirá no livro) é a nossa protagonista.

Esperamos, com esta descrição, ter convencido você a ler a trilogia antes de assistir à adaptação da história para o cinema.

É muito interessante saber como Jojo Moyes trabalha com a literatura antes de acessar o enredo por meio de uma releitura da obra que, por sua vez, está sujeita às impressões pessoais dos idealizadores do filme.

4. Um caminho para a liberdade, Editora Intrínseca, um dos melhores livros da lista

livro um caminho para a liberdade

Comentamos que Jojo Moyes é romancista, o que nos deixa com a ideia de que, necessariamente, ela fala apenas sobre histórias de amor romântico.

Contudo, na literatura, o termo “Romance” não se refere apenas a esse tipo de narrativa.

Um romance é qualquer tipo de obra literária em prosa que narra fatos criados sobre personagens.

Considerando esse sentido, “Um caminho para a liberdade” pode ser compreendido como um romance mais facilmente.

Precisamos trazer a distinção entre “romance romântico” e “romance enquanto gênero literário” para justificar a escolha de 5 protagonistas mulheres e nenhuma história de amor como enredo principal deste livro de jojo Moyes.

Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy compõem um grupo diverso de mulheres com um objetivo em comum: manter uma biblioteca itinerante em uma pequena cidade nos Estados Unidos da América.

O que, para nós, parece um serviço relativamente simples hoje, não é trivial no tempo em que a história ocorre: no final da década de 1930.

Estamos falando sobre uma época em que os costumes religiosos governavam sobre a vontade do povo, além de calar as vozes femininas e encerrá-las dentro de casa.

Em um contexto tão desfavorável para mulheres que gostam de ler e incentivam a leitura, lutar pela liberdade não é uma tarefa fácil, mas digna. Assim sendo, não deixe de ler como Jojo Moyes desenvolve essa narrativa.

5. A garota que você deixou para trás, Editora Intrínseca

livro a garota que voce deixou para tras

Primeiro falamos sobre alguns livros de Jojo Moyes que são romances românticos. Em seguida, falamos sobre um romance não romântico que aborda a união feminina e o ato de desafiar paradigmas.

Em “A garota que você deixou para trás”, você terá a chance de ler sobre um pouco dessas duas temáticas: o amor arrebatador entre um homem e uma mulher e a relação entre a história de duas mulheres.

Em primeiro plano, temos a história de amor entre Sophie e Édouard Lefèvre. Ambos ficam sujeitos aos revezes dos acontecimentos que marcam a Primeira Guerra Mundial. A cidade natal de Sophie é invadida por alemães enquanto seu marido é convocado para lutar no front.

Por outro lado, em segundo plano, somos levados a conhecer a história de Liv e seu esposo, ambientada nos anos 2000.

Deixamos para a sua experiência de leitura de “A garota que você deixou para trás” a descoberta dos detalhes da trama amorosa entre essas mulheres e seus homens, bem como o que une as duas mulheres que viveram em momentos completamente diferentes.

6. A última carta de amor, Editora Intrínseca

livro a ultima carta de amor

Temos aqui um dos livros de Jojo Moyes que vai estrear nas telinhas em breve.

“A última carta de amor” tem estreia prevista para dia 23 de julho na Netflix. O longa-metragem conta com um elenco excepcional: Shailene Woodley, Felicity Jones, Callum Turner e Joe Alwyn serão os protagonistas da trama.

Neste enredo, você observará outra característica marcante do estilo literário de Jojo Moyes se repetir. Estamos falando sobre o cruzamento de histórias que ocorrem em momentos diferentes ao longo do tempo, como já vimos em “A garota que você deixou para trás”.

Em “A última carta de amor”, as histórias que se cruzam são a de Jennifer Stirling e a da jornalista Ellie Haworth.

A primeira sofre um acidente em 1960 e perde a memória. Ao tentar recuperar os fragmentos que compõem sua vida pré-acidente, ela faz uma descoberta marcante sobre o estado de seu casamento.

Quatro décadas depois, a segunda mulher encontra algumas cartas endereçadas a Jennifer Stirling e começa a investigar sua história.

Obviamente, como se trata de um romance de Moyes, Haworth descobrirá muitas informações sobre a vida de Stirling que ela poderá aproveitar para lidar com sua própria vida amorosa.

7. Baía da esperança, Editora Intrínseca

livro baia da esperanca

Se você está à procura de um bom romance romântico daqueles de aquecer o coração, indicamos a leitura de “Baía da esperança”.

Nele, você conhecerá a história de Liza McCullen, uma mulher reservada e melancólica. Com sua tia Kathleen, ela administra o Hotel Baía da Esperança e ainda é responsável por um barco de observação de baleias e golfinhos na Austrália.

A trama começa a se desenvolver quando um hóspede do hotel, Mike Dormer, vai até o local para dar início a um projeto de construção que trará consequências graves tanto para a fauna do local quanto para a vida de Liza, que construiu sua vida ali.

Além de falar sobre amor, “Baía da esperança” é uma história que aborda a proteção dos interesses que nos são queridos e o quanto estamos dispostos a lutar para salvar aquilo que amamos.

8. Em busca de abrigo, Editora Intrínseca

livro em busca de abrigo

No livro “Em busca de abrigo”, mas uma vez observamos a maestria de Jojo Moyes ao relatar as minúcias das tramas familiares que nem sempre envolvem um romance. Nesta obra, as protagonistas representam 3 gerações de mulheres: uma avó, uma filha e uma neta.

Kate foge da pequena cidade em que nasceu na Irlanda, determinada a viver uma história diferente da que a sua mãe lhe ofereceu.

Seu objetivo era ser uma mãe muito mais presente, mas, quando chega a sua vez de vivenciar a maternidade, ela vê que a tarefa é realmente árdua. Kate não consegue se conectar com sua filha Sabine.

Quando chega a hora de Sabine conhecer sua avó e o lugar em que sua mãe cresceu, a jovem não mostra muita animação.

Contudo, sua natureza estimula a avó e a mãe a desenterrar segredos e abrir feridas, o que, no final das contas, é o único jeito para começar a resolver os problemas que as afastaram tanto.

9. A casa das marés, Editora Intrínseca

livro a casa das mares

Caso goste da vertente de histórias cruzadas nos livros de Jojo Moyes, não deixe de ler também “A casa das marés”. Apesar de a fórmula da autora parecer repetitiva, o enredo é completamente original e interessante, o que faz deste um dos melhores livros de Jojo Moyes.

Neste enredo, você conhecerá as histórias dos habitantes da cidade de Merham, nos anos 1950, e de Daisy Parsons, que chega à cidade 50 anos mais tarde.

Em 1950, a cidade, que é pacata e conservadora, se vê obrigada a lidar com um grupo de artistas que se muda para a Casa Arcádia – uma construção com arquitetura art-déco localizada à beira-mar.

Parsons entra na história quando viaja para Merham para transformar a Casa Arcádia em um resort de luxo, já que é arquiteta.

Por motivos que você só descobrirá quando fizer a leitura, Daisy enfrenta várias dificuldades para executar seu projeto, já que os moradores parecem determinados a não deixar a renovação da casa Arcádia ir adiante.

10. O som do amor, Editora Intrínseca, outro destaque entre os melhores livros de Jojo

livro o som do amor

A obra “O som do amor” traz consigo boa parte das características marcantes que você já conhece, de modo que não podemos deixar de citá-lo como um dos melhores livros de Jojo Moyes também.

Nele encontramos vários dos elementos que já apresentamos nos outros livros da autora. São exemplos disso o tema da reconstrução de vida, os dilemas do matrimônio, problemas nos relacionamentos familiares e os desafios na hora de fincar raízes.

A protagonista em questão é Isabel Delancey, que após enfrentar uma morte importante para sua família, acaba herdando uma propriedade no interior da Inglaterra, em Norfolk. O que ela não esperava é que muito antes de herdar a Casa Espanhola, um casal já estava interessado na propriedade.

Matt e Laura McCarthy, por algum motivo, desenvolveram uma obsessão pela casa. Até a morte do proprietário original, eles fizeram tudo o que podiam para agradá-lo na intenção de herdar a propriedade.

Os detalhes sobre os motivos da obsessão dos McCarthy, bem como sobre a transformação da realidade de Isabel, nós deixamos para você descobrir na leitura.

Como se trata de um dos livros mais característicos da expressão narrativa de Jojo Moyes, promete muita emoção, humor e um suspense delicioso.

11. Um mais um, Editora Intrínseca

livro um mais um

O livro “Um mais um” é uma narrativa divertidíssima que tem como tema central as vidas cruzadas, tema tão caro para Jojo Moyes em suas obras.

Há histórias que têm tudo para dar errado e a de Jess Thomas é uma delas. Ela é uma jovem que engravida na adolescência, abandona a escola para se casar com o namorado e acaba mãe solteira, e, ainda por cima, cuidando de um enteado.

Tudo já parece difícil na vida de Jess Thomas, mas a história se complica ainda mais quando essa mãe solteira conhece Ed Nicholls, um geek complicado que se refugia em uma das casas em que Jess faz faxina.

Como a história de ambos fará sentido, você só descobrirá ao ler o livro!

12. O navio das noivas

livro o navio das noivas

Esta narrativa ocorre ao final da Segunda Guerra Mundial, mais de 600 mulheres embarcam em um navio na Austrália a fim de se encontrarem com os seus maridos.

O “navio das noivas” em questão é um porta-aviões que, além de levar noivas, levará também armas, aeronaves e 1000 oficiais da marinha para a Inglaterra.

Haja vida cruzada em um espaço tão restrito!

13. Nada mais a perder, Editora Intrínseca

livro nada mais a perder

Por fim, o último dos livros de Jojo Moyes que indicaremos é “Nada mais a perder”. Mais uma vez, você encontrará algumas temáticas comuns às suas obras como: conflitos nas relações familiares, histórias cruzadas e contrastes entre personagens de diferentes gerações.

O interessante é ver como a autora consegue transitar bem trazendo características tão frequentes em seus livros, mas com histórias tão originais.

Esta ocorre tendo por ambiente central o mundo do hipismo na cidade de Londres. Tudo começa quando o promissor Henri Lachapelle abandona a elite do hipismo francês na academia Le Cadre Noir para viver em um simples conjunto habitacional na Inglaterra.

Em Londres, Henri Lachapelle constituiu família e pretende passar para a neta, Sarah, o talento no hipismo.

Devido a acontecimentos que não contaremos aqui, a história da jovem Lachapelle se cruza com a de Natasha, que é uma advogada que defende jovens em situação de risco. Por sua vez, a advogada se vê em uma situação complicada no próprio casamento.

Como você já sabe, quando falamos dos livros de Jojo Moyes, já sabemos que uma história contribui para o desenvolvimento e resolução dos problemas da outra.

A fórmula dos livros nós já conhecemos, mas com Jojo Moyes sempre há espaço para a surpresa e a satisfação de ter feito uma leitura legal.

Quem é Jojo Moyes?

Agora que você já conferiu nossa lista com 12 dos melhores livros da romancista britânica Jojo Moyes, conheça um pouco sobre a trajetória de vida da autora!

Antes de se tornar a produtora dos livros best-seller que é hoje, Moyes trabalhou por nove anos como correspondente de um dos jornais mais influentes do Reino Unido: o The Independent.

A autora, que é britânica, só começou a se dedicar integralmente à profissão de escritora após dez anos como jornalista.

Trocar de profissão valeu muito a pena, pois antes de completar 50 anos, Jojo Moyes conseguiu ser traduzida em mais de 28 idiomas, mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos só no Brasil pela Editora Intrínseca e o amor de muitos leitores ao redor do mundo.

Atualmente, Moyes tem 51 anos de idade e mora com o esposo e seus 3 filhos em Essex, no Reino Unido.