Os 13 Melhores Livros sobre Família

melhores livros familia

Não há dúvidas de que um bom livro pode salvar uma pessoa de diferentes conflitos, sejam internos ou externos, e os melhores livros sobre família são um bom exemplo disso.

Muito mais que ajudar um casal a manter um bom relacionamento, os livros sobre família também colaboram para uma sociedade mais justa ao mostrar a diversidade no seio familiar.

É o caso de “Uma família é uma família é uma família”, de Gilda de Aquino e Sara O’leary, e “Olívia tem dois papais”, de Marcia Leite e Taline Schubach. Dois livros infantis sobre diversidade na família, uma forma de introduzir as crianças no universo da aceitação de diferentes composições familiares.

Sendo assim, que tal conhecer as obras mais incríveis sobre família e entender que é possível manter um ótimo relacionamento com seus entes queridos? Vamos à leitura!

Livros com Desconto
Compre livros com desconto na Amazon
3

Livros sobre família: quais os melhores para ler hoje mesmo?

É sempre bom contar com excelentes obras que abordam exatamente o que estamos vivenciando, não é? Seja um casamento desgastado, filhos adotivos, violência doméstica, ou qualquer outra situação.

Por isso, selecionamos diferentes livros sobre famílias que tratam de diferentes assuntos e esperamos que um deles possa ser seu livro de cabeceira. Acompanhe!

1. Amor e respeito na família, de Emerson Eggerichs, o primeiro livro da nossa lista sobre literatura familiar

livro amor e respeito na familia

Quando se fala em livros sobre família é impossível não citar Emerson Eggerichs, uma referência no assunto.

Neste livro, Eggerichs argumenta sobre as relações entre pais e filhos e como acabar com o temível ciclo de discórdia no seio familiar.

Ele acredita que é possível tornar uma relação parental mais amigável, onde pais amam seus filhos de forma mais assertiva e, desse modo, têm filhos respeitosos.

Além disso, com uma linguagem simples e objetiva, o livro serve como um manual para que os pais enxerguem suas próprias limitações e possam abrir um leque de oportunidades para impedir conflitos. Leitura imperdível!

2. Uma família é uma família é uma família, de Gilda de Aquino e Sara O’leary

livro uma familia e uma familia

Nada melhor que falar sobre diversidade para crianças do que em uma atividade escolar. A criançada se sente mais à vontade para falar sobre assuntos aparentemente nada didáticos para elas, mas que ajudam bastante na formação de pessoas mais respeitosas.

Foi nisso que as autoras Gilda e Sara pensaram ao lançar esta obra. Um livro que começa em uma sala de aula, onde a professora questiona sobre o que cada família do aluno tem de especial.

As respostas são as mais variadas possíveis: tem aluno com duas mães que cantam mal, aluno com muitas avós, aluno com família numerosa ou família muito pequena, etc.

A ideia do livro é mostrar os diferentes conceitos familiares, isto é, a família não precisa ser constituída de pai, mãe e filho para ser, de fato, uma família. O respeito às diferenças é importante e precisa começar desde cedo.

É apaixonado por histórias infantis? Dê uma olhada nesses 25 melhores livros para crianças!

3. É tudo família, de Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl, a diversidade na educação infantil

livro e tudo familia

Essa obra é um pouco semelhante à anterior, porque também aborda diferentes composições familiares.

Alexandra Maxeiner nos traz os tipos de famílias, a história de cada membro e suas relações. Tudo de forma delicada e esclarecedora, perfeito para todas as idades.

Com ilustrações de Anke Kuhl, o livro desperta o leitor para o grupo familiar que foge do tradicional, como famílias homoafetivas, filhos adotivos, a relação com madrastas e padrastos e até violência doméstica.

O assunto é tratado com bastante delicadeza.

4. As cinco linguagens do amor: como expressar um compromisso de amor ao seu cônjuge, de Gary Chapman

livro as 5 linguagens do amor

Será que, se todo mundo conhecesse as linguagens do amor, seria mais fácil manter bons relacionamentos? Para Gary Chapman, sim!

“As cinco linguagens do amor” é um dos livros sobre família mais interessantes porque destaca cinco linguagens simples, mas que muitas vezes não utilizamos. São elas:

  1. Tempo de qualidade: dedicar um tempo para seu cônjuge;
  2. Palavras de afirmação: elogiar independente de estar diante da pessoa ou não;
  3. Presentes: gostar de dar e receber presentes, podendo ser uma lembrança simples, mas com valor sentimental;
  4. Troca de serviços: ajudar seu companheiro(a) nos serviços domésticos sem precisar pedir;
  5. Toque físico: gostar de receber carinho, abraço, beijo, etc.

Cada pessoa é diferente na forma de demonstrar seus sentimentos. Pode ser que o seu cônjuge goste de presentear, e você prefira uma ajuda nas tarefas da casa.

Se cada um conseguir atender a linguagem de amor do próximo, o casal terá encontrado o caminho para a felicidade.

Vai presentear alguém especial? Veja a nossa seleção de 30 livros para dar de presente.

5. 75 hábitos dos casais felizes, de Ashley Bush e Daniel Arthur Bush

livro 75 habitos dos casais felizes

A ideia de nutrir bons hábitos para um relacionamento estável é o conceito de “75 hábitos dos casais felizes”, mais uma super dica de livros sobre família.

Os autores explicam que os hábitos negativos geram insatisfações e conflitos desnecessários, muitas vezes motivados por mágoas antigas.

Por isso, elaboraram este livro com 75 dicas de hábitos que vão ajudar os leitores a experimentar coisas novas e resgatar o carinho no seio familiar.

6. Minha família colorida, de Georgina Martins e ilustrações de Maria Eugênia

livro minha familia colorida

Este é mais um livro sobre família para o público infantil.

O livro de Georgina Martins mostra que família é muito mais que um casal; existe uma pluralidade quando se fala em temas que abordam os familiares e que os pequenos precisam ter conhecimento.

Na história escrita por Georgina e ilustrada por Maria Eugênia, nós conhecemos o menino Ângelo e sua família composta por etnias diferentes.

Através dessa história, uma criança pode compreender que somos uma mistura de etnias e que nem sempre famílias são pessoas parecidas umas com as outras.

7. Tempo de qualidade com a família, de Allen & Connie Hadidian e Will & Lindy Wilson

livro tempo de qualidade com a familia

Para o quarteto autor desta obra, existem três campos a serem trabalhados para que os filhos possam ser felizes e criativos:

  1. Unidade escolar;
  2. Obediência;
  3. Crescimento espiritual.

Assim, “Tempo de qualidade com a família” se torna um manual com dicas para os pais educarem seus filhos ainda na fase pré-escolar.

É um livro que ajuda os pais a definir a hora das brincadeiras, hora do estudo e também das tarefas de casa, estimulando os filhos, inclusive, a serem curiosos.

8. Casamento para a vida toda, de Judith Viorst

livro casamento para a vida toda

A vida de casado não é constituída apenas de alegrias. Há pequenos conflitos e problemas no dia a dia que podem tornar a vida a dois um calvário.

Pensando nisso, Judith Viorst escreveu “Casamento para a vida toda”, um relato pessoal contado em primeira pessoa sobre as fases do casamento.

Além de abordar sua vida conjugal, este livro sobre família traz entrevistas com especialistas e casos reais de terapia de casais.

Os leitores, portanto, vão se deparar com ótimas dicas para que o casamento seja duradouro, feliz e divertido.

9. Olívia tem dois papais, de Marcia Leite e Taline Schubach

livro olivia tem dois papais

Para quem gosta de conteúdos inclusivos, vale muito a pena conhecer a obra de Marcia e Taline. “Olívia tem dois papais” já mostra a que veio e é mais um da nossa lista a ser um livro sobre famílias para crianças.

Na história, Olívia tem dois pais (Luís e Raul) e cada um deles proporciona uma atividade diferente com ela.

Dessa forma, as autoras tratam temas como diversidade familiar, incluindo o conceito da adoção e relações homoafetivas. Tudo isso de maneira natural e divertida. Vale muito a leitura!

10. O grande e maravilhoso livro das famílias, de Ros Asquith e Mary Hoffman

livro o grande e maravilhoso livro das familias

Nós amamos livros infantis que ajudam no aprendizado da criançada, até porque o respeito às diferenças começa desde cedo, não é?

É por isso que muitos livros sobre famílias selecionadas aqui são direcionadas para os pequenos, e isso inclui “O grande e maravilhoso livros das famílias”.

A dupla Ros Asquith e Mary Hoffman traz um livro didático e bastante informativo sobre os tipos de grupo familiar que vão além do tradicional: pequenas, grandes, homoafetivas, de dois membros, entre outros.

11. Didaskalia, do pastor Fábio Sousa, um dos melhores livros cristãos para família

livro didaskalia

Se os membros familiares são cristãos, vale a pena conhecer a obra do pastor Fábio Sousa, da igreja Fonte da Vida.

“Didaskalia” significa estudo, ensino e disciplina, e o objetivo é trazer temas relevantes que possam contribuir no seio familiar.

O pastor aborda estudos filosóficos e teológicos em uma viagem ao centro da Bíblia para falar sobre maternidade e paternidade cristã.

Há exemplos de figuras bíblicas, como Benjamin e Jacó, para discutir tais assuntos e propor um aprendizado importante tanto para os filhos quanto para os pais.

Aproveite e confira 5 livros sobre a história da Igreja em nossa lista de melhores livros.

12.  Família é tudo, de Fabrício Carpinejar

livro familia e tudo

Neste livro, Carpinejar (autor de “Cuide dos pais antes que seja tarde”) conta muitas histórias de vida. Ao compartilhá-la com seu olhar sensível, o autor nos mostra a importância de aproveitar os pequenos momentos com nossos pais.

É um livro emocionante, que nos conduz a uma linha do tempo onde os filhos crescem e os pais envelhecem.

Por isso, prezar pelo cuidado e carinho enquanto eles estão por aqui é um dos objetivos deste livro.

13. Drufs, de Eva Furnari

livro drufs

E para encerrar nossa lista de melhores livros sobre famílias, trouxemos “Drufs”, outro livro infantil onde a autora Eva Furnari conta histórias muito divertidas.

Na história, os alunos respondem a um desafio da professora Rubi sobre mostrar fotos e curiosidades sobre a família de cada um.

As ilustrações de “Drufs” são a graça da história, pois os personagens são retratados como dedos da mão e com perfis de ninja, docinho, entre outras formas engraçadas.

Ainda que seja leve e descontraído, o livro aborda alunos que perderam o pai, ou com duas mães, por exemplo. Isto é, a obra revela os membros que compõem o seio familiar da melhor maneira possível.

Gostou de conhecer os melhores livros sobre famílias?

Nesta lista, buscamos selecionar alguns diferentes títulos sobre família, tanto para cônjuges quanto para uma criança. São obras que buscam trazer harmonia e respeito no seio familiar, independente de quantos membros ela possui ou de como é ela formada.

Aqui você acompanhou temas bíblicos e sobre diversidade, e a importância de abordar assuntos antes que se tornem um problema nos relacionamentos.

Gostou das nossas sugestões de livros sobre família? Então vamos acompanhar a leitura dos 20 melhores livros cristãos (sobre Deus, Testemunhos e Biografias).

Até a próxima!