Os 8 Melhores Livros sobre Frida Kahlo

melhores livros frida kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Y Calderón é uma pintora mexicana nascida em 1907 que exerceu grande influência na arte de modo geral e é reconhecida em todo o mundo como uma das mais importantes artistas do século XX.

Sua imagem com olhos expressivos, sobrancelhas grossas e marcantes, cabelos negros e saias longas e coloridas é inconfundível e amplamente difundida, tanto quanto a imagem de Che Guevara.

Considerada um ícone da arte latino-americana, Frida teve sua obra marcada pela expressão de sua própria vida que foi repleta de sofrimentos, reviravoltas, quebra de paradigmas, ideias políticas radicais e amores intensos que demonstram suas constantes lutas internas e externas, sendo capaz de despertar admiração, reflexão e influenciar pessoas, em especial as mulheres, até os dias de hoje.

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Vamos conhecer um pouco mais sobre a artista através dos melhores livros sobre Frida Kahlo

Ela se autodenominava “filha da revolução”, foi guerreira em todos os momentos de sua vida, desde o seu nascimento com uma deficiência física, a poliomielite na infância, o seu acidente de bonde aos 18 anos, até o seu conturbado casamento com Diego Rivera.

Este era um dos mais influentes pintores do movimento muralista mexicano, seu caso extraconjugal e tudo mais o que achou que tinha direito de viver em sua tumultuada existência.

Sendo uma figura tão emblemática e interessante, que deixou um legado artístico tão marcante, sem dúvida alguma não faltariam bons livros sobre Frida Khalo, bem como documentários, filmes e exposições em vários lugares do mundo, inclusive em São Paulo, tendo como curadora a pesquisadora Teresa Arcq.

A seguir, vamos conferir os melhores livros que retratam essa grande personalidade.

1. “O diário: um autorretrato íntimo”, de Frida Kahlo

livro o diario

Dentre as várias obras sobre Frida Kahlo, essa foi propositalmente escolhida pela equipe deste blog como o primeiro livro da lista porque ela mesma quem o escreveu.

Essa obra de grande importância teve sua primeira publicação em 1994 pela editora José Olympio, e retornou ao mercado em 2012 depois de tantos anos fora do catálogo.

Com tradução de Mário Pontes e apresentação do renomado crítico de arte Frederico de Moraes, este diário traz detalhes da intimidade da artista mexicana que extrapolou os limites de seu país e passou a ter as suas pinturas e história de vida conhecidas no mundo.

Aqueles que têm interesse em conhecer Frida por meio dos pensamentos, confissões e informações íntimas dessa forte mulher e célebre pintora, provavelmente considerarão esse o melhor dentre os livros sobre Frida Kahlo.

É um diário escrito pela autora ao longo da sua trajetória de vida, composto por ilustrações, desenhos e retratos, trazendo ao leitor a perfeita sensação de que ela está à sua frente.

2. “A biografia”, de Hayden Herrera

livro a biografia

Considerado um dos mais relevantes livros sobre a Frida Kahlo, esta biografia é um primoroso trabalho de Hayden Herrera, uma historiadora respeitadíssima no ramo da história da arte que merece o crédito por fazer com que todos já tenham ouvido falar sobre Frida Kahlo em algum momento da vida.

Esse livro foi responsável por reviver a imagem um pouco esquecida de Frida Kahlo nos Estados Unidos e no mundo nos anos 80. Nele, a autora Hayden Herrera mostra Frida como mulher e a brilhante pintora que se tornou um ícone e soube deixar sua marca na cultura das artes plásticas.

Além dos aspectos da vida íntima de Frida Kahlo, em “Frida: a biografia”, Hayden Herrera, com toda a sua expertise, trouxe nesse trabalho descrições detalhadas e interpretações dos quadros de Frida Kahlo que mostra ao leitor, de forma clara e, ao mesmo tempo, envolvente, a grandeza desta artista que é um referencial entre as mulheres.

Pode-se dizer que Hayden Herrera atingiu o seu objetivo de contribuir para eternizar a história de Frida Kahlo, essa grande pintora mexicana que fez de suas dores, sofrimentos e acidente o combustível e a inspiração para compor a sua arte.

3. “Frida Kahlo para além da pintora”, de Marli Bastos

livro frida kahlo par alem da pintora

A autora deste livro, Marli Bastos, é uma psicanalista que dedicou anos de sua vida pesquisando sobre Frida Kahlo de forma ampla, tanto no que diz respeito às suas obras quanto sobre sua vida, tendo em vista que, em se tratando de Frida, é impossível dissociar a história da artista de suas obras.

Marli Bastos se utiliza de ferramentas de sua formação para analisar Frida Kahlo sobre vários aspectos, com base em Freud e Lacan, para entender e trazer profundas interpretações sobre ela e o feminino.

Essa temática permeia toda a obra e trajetória de vida da pintora que, por meio de sua intensa história, resgatou e difundiu ao mundo a cultura do México e todos os excessos e excentricidades que compunham sua vida cheia de cores, dores e amores sob as lentes da análise psicológica.

Esta é uma das obras sobre Frida Kahlo que vale a pena cada minuto de leitura por toda a profundidade com que são abordadas as informações sobre essa artista que, ao longo de sua história, trouxe ao mundo muito mais que seus quadros.

4. “Frida Kahlo”, de Rauda Jamis

livro frida kahlo

Diferente dos outros livros mencionados, Rauda Jamis conta a história de Frida em uma biografia romanceada, pautando-se nas melhores fontes e documentação existentes sobre a artista.

Essa obra é repleta de sensibilidade e entusiasmo para relatar sobre a vida de Frida Kahlo com seus sofrimentos e limitações físicas, sua conturbada vida amorosa e toda a sua força criativa.

Neste livro, o leitor passeia por todo o universo de Frida e a época em que vivia, desde o México revolucionário às galerias surrealistas de Paris dos anos 30 e os salões nova-iorquinos.

Além disso, por meio da vida de Frida Kahlo, é possível conhecer os bastidores da vida de personalidades como Diego Rivera, com quem foi casada, além de outros nomes como Picasso e Leon Trotsky.

Rauda Jamis, além de romancista, é jornalista, estudou arte, arqueologia e psicologia e, graças à sua rica formação, foi capaz de fazer um excelente trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra de Frida e este é um dos livros que melhor traz descrições sobre o meio em que Frida Kahlo vivia.

5. “Uma biografia”, de María Hesse

livro uma biografia

Essa biografia feita por María Hesse, uma das mais importantes ilustradoras espanholas, conta a história de Frida de um modo nada convencional.

A autora escolheu recortes dos momentos e acontecimentos principais da vida e da obra de Frida para retratar em um formato ilustrado semelhante a uma graphic novel.

Isto torna a obra um dos livros mais acessíveis ao grande público, por não ser necessário ter muitas informações sobre Frida e sua arte para apreciá-lo.

Com uma estética agradável e impecável, essa obra se destacar entre os outros livros. Afinal, María Hesse, se utilizando de uma narrativa em primeira pessoa, traz ao conhecimento do leitor episódios marcantes vividos pela artista mexicana como se ela própria estivesse contando.

Dentre os fatos marcantes existentes no livro estão a deficiência física congênita da espinha bífida com a qual Frida nascera, o caso amoroso que teve com Trotsky, a amputação de uma de suas pernas, dentre outros vários acontecimentos que permearam a intensa vida de Frida.

6. “Frida Kahlo: para que preciso de pés quando tenho asas para voar?”, de Nádia Fink

livro frida kahlo para que preciso de pes quando tenho asas para voar

Nádia Fink utiliza-se de um formato ilustrado em sua obra sobre Frida Kahlo, apresentando ao mundo uma História em Quadrinhos que conta uma história de Frida entre 1937 e 1940.

Nesse período, Leon Trotsky se exila no México, vivendo com ela e seu marido e artista muralista, Diego Rivera, por quatro anos e, as três personagens têm uma acalorada história que vai muito além dos quadros, repleta de paixão, arte, ira, política, lágrimas e risos, sendo um grande marco do século XX.

7. “O segredo de Frida Kahlo”, de Francisco Haghenbeck

livro o segredo de frida kahlo

Escrito por Francisco Haghenbeck, este é um dos livros que falam sobre uma faceta de Frida para além de suas pinturas! O autor presenteia o mundo revelando um dos maiores segredos de Frida: o seu incógnito livrinho de capa preta denominado “Livro da erva santa”, onde ela anotava as receitas de seus pratos.

Por se tratar de ninguém menos que o ícone Frida Kahlo, por óbvio um simples caderno de receitas não seria simplesmente um caderno de receitas. Sua origem é bastante simbólica, pois surgiu de sua fé após um acidente sofrido aos 18 anos em um bonde, evento considerado por ela como sua primeira morte.

Desse acontecimento, buscando uma boa recuperação, Frida fez um acordo com a Morte, em que deveria preparar todos os anos um prato e servi-lo em oferenda em banquetes de Dia dos Mortos. E são essas as receitas que Frida anotou durante anos em seu pequeno caderno de capa preta guardado com uma joia rara.

8. “Frida Kahlo: coleção grandes mestres”, de Jill A. Laidlaw

livro frida kahlo colecao grandes mestres

Para quem busca uma leitura mais fluida e leve sobre Frida Kahlo, mas sem perder a qualidade, esse livro que compõe a “Coleção Grandes Mestres” é a recomendação do Mural dos Livros.

Apesar de ser considerado literatura infanto-juvenil, por ter sido elaborado para um público do ensino fundamental e médio, assim como os outros livros sobre a pintora já mencionados, este livro traz uma biografia da artista mexicana, com o grande diferencial de ser uma biografia ilustrada.

Além disso, são encontradas nas páginas desse livro a reprodução em página inteira das obras, a relação deste ícone com a arte brasileira, uma lista de endereços e sites de museus, uma linha do tempo e um glossário!

Esses aspectos que tornam este livro mais palatável o tornam uma ótima opção de obra de entrada para quem quer conhecer um pouco mais sobre a pintora, sua vida, sua arte e toda a sua contribuição com outros artistas, inclusive em nosso país.