Qual é a Ordem dos livros A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard? Sequência Cronológica de Leitura

ordem dos livros rainha vermelha

Com a ordem dos livros A Rainha Vermelha em mãos, você terá tudo o que precisa para entrar de cabeça nesse mundo cheio de intrigas,  segredos, romance e ação. A história criada por Victoria Aveyard tem tudo o que se espera da fantasia em um mundo criativo e vivo.

Aqui o mundo é dividido em dois. O das pessoas chamadas de vermelhos e aquelas que são as prateadas. Os vermelhos são o povo comum, e os prateados os dominam com sua nobreza e poderes únicos.

Porém, tudo isso será colocado à prova pela protagonista Mare Barrow, ao ser levada para o perigoso mundo da realeza. Ela descobrirá que nem tudo é como lhe ensinaram, e terá a responsabilidade do futuro dos dois povos em suas mãos.

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Ordem de leitura de A Rainha Vermelha

A série A Rainha Vermelha possui quatro livros e uma série de contos, publicados de forma solta ou em coletâneas. Eles se passam em momentos diversos da saga, cuja linha central são os livros.

Caso queira ler na ordem cronológica – dos eventos mais antigos até os mais novos dentro do mundo da história -, faça o seguinte:

  • Canção da Rainha (Conto)
  • Cicatrizes de Aço (Conto)
  • Rainha Vermelha
  • Espada de Vidro
  • A Prisão do Rei
  • O Mundo que Ficou Para Trás (Conto)
  • Tempestade de Guerra
  • Coração de Ferro (Conto)
  • Luz de fogo (Conto)
  • Adeus (Conto)

Livros por ordem de publicação de A Rainha Vermelha

1. A rainha vermelha

livro a rainha vermelha

No primeiro livro da série A Rainha Vermelha, aprendemos que neste mundo as pessoas são divididas em dois grupos: os vermelhos e os prateados. Vermelhos são o povo comum, plebeus que nascem para servir os prateados, a elite que governa o mundo e possui poderes sobrenaturais.

A protagonista da história é Mare Barrow, uma vermelha filha de pais humildes. Ela ajuda como pode a família, inclusive, roubando. Porém, sua vida sofre uma grande reviravolta quando ela consegue um emprego no palácio real de Norta.

Tudo se complica ainda mais quando, durante a Prova Real, onde a futura rainha é escolhida, Mare de forma inesperada descobre possuir poderes. Ela é uma eletricon, e manifesta poderes elétricos. Este vento choca a ela e a todos, uma vez que os vermelhos não deveriam possuir tais capacidades.

É a partir daqui que o mundo de Mare Barrow passa a se envolver em profundas intrigas dentro do palácio.

A fim de acobertar a situação, o rei Tiberias VI forja uma nova identidade para Mare. Ela agora é filha de um general prateado morto durante a guerra e seu nome é Mareena Titanos. Um casamento é arranjado entre ela e o segundo filho do rei, Maven.

Entre conflitos internos e externos, Mare descobrirá mais sobre seus poderes, a verdade sobre os vermelhos e prateados e o que ocorre nas sombras do palácio e da realeza. A ordem vigente será desafiada.

“Rainha Vermelha” foi lançado em 2015 e recebido por críticas boas de forma geral. Os direitos para uma adaptação cinematográfica foram adquiridos pela Universal já em 2015, e a produção do filme estava em andamento no ano de 2020, segundo a autora.

No entanto, em 2021 foi anunciada a produção de uma série televisiva baseada na obra. O lançamento será no serviço de streaming Peacock, do canal NBC da Universal.

2. Canção da rainha (Conto)

livro cancao da rainha

Ainda em 2015, Victoria Aveyard publicou como e-book o conto “Canção da Rainha”, uma história inédita no universo de Rainha Vermelha que se passa alguns anos antes do primeiro livro.

Aqui acompanhamos a história de Coriane Jacos, a primeira esposa do rei Tiberias VI e mãe de seu filho mais velho, Tiberias Calore VII, ou Cal. Coriane é obrigada a mudar para o palácio e lá começa a se aproximar de Tiberias. Isso enquanto deve aprender a lidar com a nobreza e suas tramas perigosas.

A história é narrada por meio de seu diário, um presente do irmão Julian. É neste caderno que ela anota seus pensamentos e o usa como refúgio seguro para suas emoções. Isso porque sua maior rival pelo coração do futuro rei é Elara Merandus, uma prateada com a poderosa capacidade de ler mentes.

Tiberias resolve ignorar o Prova Real e, apaixonado, escolhe Coriana como esposa e futura rainha. O que poderia ser o início de uma vida nova para a jovem apenas se mostra como um enorme desafio que ela deve enfrentar.

3. Cicatrizes de aço (Conto)

livro cicatrizes de aco

Lançado em 2016, o e-book “Cicatrizes de aço” conta uma aventura na perspectiva de Diana Farley, uma líder da Guarda Escarlate e que teve importante papel durante os eventos do primeiro livro, “Rainha Vermelha”.

Viajamos com Diana em sua jornada para recrutar aliados para a rebelião vermelha que está por vir. Ela deve ajudar no planejamento da rebelião, se comunicar com superiores e fazer de tudo para que os oficiais prateados não descubram.

É durante esse processo que ela se encontra com Shade Barrow, um vermelho que possui informações cruciais para o sucesso da missão. Ele ainda é irmão de Mare, uma vermelha que pode ajudar a mudar tudo.

4. Coroa cruel (coletânea)

livro coroa cruel

“Coroa cruel” foi lançado em 2016 e este livro traz os dois contos publicados como e book por Victoria Aveyard, “Canção da Rainha” e “Cicatrizes de Aço”.

É uma coletânea feita para publicar em formato de livro físico estas duas histórias que dão novas visões sobre o mundo de A Rainha Vermelha e a história de Mare Barrow e seus companheiros.

5. Espada de vidro

livro espada de vidro

No segundo livro da série A Rainha Vermelha, “Espada de vidro”, lançado em 2016, continuamos a acompanhar a vida de Mare Barrow no palácio em Norta.

Depois de ter revelado seus novos poderes, mesmo que de forma inesperada até para ela, a garota agora é prisioneira da família real. Vendo sua condição, ela pretende fugir o mais rápido possível.

Ao lado de Cal, príncipe e futuro rei, e Diana Farley, integrante da Guarda Escarlate, ela consegue escapar e se vê livre. De volta ao mundo de fora, a jovem descobre que existem outros vermelhos que manifestam poderes. Estes são chamados de “sanguenovos” e são peça central na rebelião contra a nobreza prateada.

Mare, assumindo um papel de liderança entre os sanguenovos, parte em busca de mais integrantes para o grupo. Ela amadurece durante esta missão, porém se volta cada vez mais para o lado da vingança e deve tomar cuidado para não se tornar aquilo que está combatendo.

Tudo isso enquanto deve ficar atenta e tomar cuidado com tudo e todos. Ela ainda é uma perigosa fugitiva, e procurada pelos prateados. O perigo pode estar em qualquer lugar.

6. A prisão do Rei

livro a prisao do rei

Mare é uma vermelha que possui poderes, uma sanguenovo. Não apenas, ela é parte importante dos planos da Rainha Elara e deve ser mantida viva.

Em “A prisão do Rei”, lançado em 2017, Mare Barrow foi capturada pelos prateados e é refém no palácio em Norta. O rei Tiberias VI morreu e agora seu filho Maven, antigo noivo de Mare e um jovem perigoso, está no poder. Juntamente com sua mãe, ele mantém Mare na prisão de Pedra Silenciosa, que impede a garota de usar seus poderes.

Para resgatar a líder da rebelião, Diana Farley e seus aliados fortalecem a Guarda Escarlate. Mais soldados são treinados, e todos se preparam para resgatar a prisioneira. Não mais ocultos nas sombras, eles sabem que a guerra contra os prateados é inevitável.

Enquanto isso, Cal, verdadeiro príncipe herdeiro do trono que foi deserdado após se aliar aos vermelhos, deve decidir de que lado deste conflito está. O seu sangue pode ser prateado, porém, o seu coração é vermelho, e ele quer Mare de volta.

Todas as tensões se elevam enquanto a autora nos prepara para o grande final de A Rainha Vermelha.

7. Tempestade de guerra

livro tempestade de guerra

O quarto e último livro da série a Rainha Vermelha é “Tempestade de guerra”, lançado em 2018. Na conclusão da saga, Mare está com o coração partido por Cal, que a traiu de maneira inesperada.

Apesar da decepção, ela deve permanecer firme e guiar os vermelhos e o grupo de sanguenovos que reuniu rumo à rebelião. Isto não será nada fácil, e uma guerra é iminente. Para conseguir vencer ela terá que contar com aquele que a traiu, pois Cal possui aliados da elite prateada cujos poderes serão de ajuda para a Guarda Escarlate.

Enquanto isso, Maven está obcecado por Mare e fará qualquer coisa para ter novamente a jovem. Todos os poderes de Mare e a determinação de seus aliados serão colocados à prova no confronto final.

8. Trono destruído

livro trono destruido

Lançado em 2019 “Trono destruído” é tanto uma coletânea de contos e histórias como é um tratado sobre o mundo de A Rainha Vermelha. Assim como “Coroa cruel”, ele também traz os dois e books da autora – “Canção da rainha” e “Cicatrizes de aço” – no formato impresso, mas vai além disso.

Aqui temos uma série de textos escritos por Julian Jacos, tio de Cal que é historiador. Ele passa informações sobre os países que formam este mundo, além de Norta, e suas relações. Temos também uma história dos prateados, e uma linhagem da família real até Cal.

Além disso, aqui é apresentada a história da formação da Guarda Escarlate e caminho deste grupo até a rebelião descrita nos romances. Tudo isso intercalando com quatro contos inéditos, de autoria de Victoria Aveyard.

Cada um traz novas aventuras que se passam em momentos diversos da história e dão mais material para os fãs da obra explorarem. São eles:

O mundo que ficou para trás

Em meio à guerra entre Lakeland e Norta, e toda a trama envolvendo Mare Barrow, Cal Calore, prateados, sanguenovos e Guarda Escarlate, uma princesa prateada busca uma vida nova além de um rio.

Lyrisa é essa princesa. Ela está tentando escapar de seu cruel noivo e, para isso, paga pelos serviços de Ashe, um contrabandista que capitaneia seu próprio barco. Ele aceita levar a garota para além do rio.

“O mundo que ficou para trás” é curto, porém cativante. Acompanhamos Lyrisa, Ashe e sua tripulação nessa jornada em busca de nova vida.

Coração de ferro

“Coração de ferro” nos mostra outro lado de personagens que antagonizaram Mare e os vermelhos durante a trama principal. Estes são Evangeline e Ptolemus Samos, dois prateados com poderes magnéticos, ou magnetrons.

Os irmãos, que se mostraram terríveis, frios e cruéis enquanto estavam contra Mare, são retratados de outra maneira. Desde crianças foram ensinados a se portar como tal, mas agora podem ser quem realmente são.

Evangeline, que se revela muito  mais frágil do que aparentava, busca viver seu amor com Elaine. As duas querem se ver livres e poder ficarem juntas, como iguais.

Luz de fogo

Este conto traz o retorno de personagens queridos de A Rainha Vermelha, como a própria Mare Barrow e Cal. Ela está em Montfort, já ele nos Estados de Norta, e aqui é onde ocorre o reencontro dos dois.

Juntamente com outros personagens, que também fazem uma aparição nessa história, eles se reerguem e continuam a construir um novo futuro. Ainda existem muitos desafios, internos e externos, mas a República foi fundada, e todos podem viver com iguais neste novo mundo.

Adeus

No último conto, e última história de A Rainha Vermelha, encontramos novamente personagens o jovem Maven. Sua história com a mãe, em sua incessante sede por poder, é bela e trágica.

Temos ainda a visão de Cal sobre vários dos eventos da saga, como a morte de seu pai, a perda do trono e as provações enfrentadas por Mare. Em um último olhar para tudo o que passou, temos finalmente a opinião e os sentimentos do jovem com relação a tudo.

Quem é Victoria Aveyard?

Victoria Aveyard nasceu na pacata cidade de East Longmeadow, no estado de Massachusetts, EUA. Filha de professores, desde que se entende por gente ela relata escrever e a paixão pela literatura.

Victoria se formou em Roteirização para Cinema e TV pela Escola de Artes Cênicas da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, no ano de 2012. Ela é uma grande apaixonada pelos livros de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, do autor George R R Martin.

Já em 2015 lançou o livro “Rainha Vermelha”, que viria a se tornar uma série de quatro livros e múltiplos contos. A autora entrou para o seleto grupo de nomes que alcançaram o primeiro lugar de mais vendidos do New York Times e seus livros já foram traduzidos para mais de 40 línguas.

No ano de 2021 ela lançou “Realm Breaker”, “Destruidor de Mundos” no Brasil. Este é o primeiro livro de sua nova série de fantasia.

Ao lado de autores como Cassandra Clare, de “Shadowhunters”, e Suzanne Collins, de “Jogos Vorazes”, Victoria Aveyard escreve fantasia para jovens-adultos e sempre dá destaque para protagonistas femininas fortes.