Qual a Ordem dos livros Shadowhunters de Cassandra Clare? Sequência Cronológica de Leitura

O incrível universo criado por Cassandra Clare possui mais de 20 livros publicados. Com tanto material, é um desafio enorme saber a ordem dos livros Shadowhunters. São sagas, trilogias e spin offs diversos, e cada um pode ser a porta de entrada para esse mundo cheio de aventuras e romance.

Neste mundo existem híbridos de humanos e anjos, chamados de Nephilim. Estes compõem uma ordem chamada de Caçadores de Sombras, responsáveis por manterem a ordem no mundo, combatendo demônios e outras criaturas que causam o caos.

Vampiros, lobisomens, fadas e várias outras figuras clássicas da fantasia estão presentes em Shadowhunters. Elas são trazidas para o mundo moderno e contemporâneo com muita criatividade pela autora.

Um filme e uma série para a Netflix foram produzidos com base nos livros de Cassandra. A série possui três temporadas e está disponível no serviço de streaming.

Como é clássico das obras de fantasia, com as quais a autora cresceu, itens mágicos e lendas permeiam o mundo e guiam a jornada dos personagens. Cassandra faz questão de trabalhar as personalidades e desenvolvimento destes personagens, tornando-os em pessoas reais que viraram amigos de leitores.

Cassandra Clare ainda está escrevendo obras para a saga, e mais livros já foram anunciados. O mais recente saiu este ano e os próximos já estão em produção, como veremos.

Tão apaixonada pelo mundo que criou como os fãs, ela inspirou toda uma nova geração de leitores e escritores, e continua a fazer.

Ordem de leitura de The Shadowhunter Chronicles

No momento em que for escolher a ordem de livros Shadowhunter para ler, existem três formas principais: a cronológica, por séries e a de lançamento.

A ordem cronológica segue os eventos – dos mais antigos para os mais novos – dentro do universo da série. Caso seja esta a sua preferência, siga esta ordem:

  • Códex dos Caçadores das Sombras
  • Anjo Mecânico
  • Príncipe Mecânico
  • Princesa Mecânica
  • Corrente de Ouro
  • Chain of Iron, ainda não lançado em português do Brasil
  • Chain of Thorns, ainda não lançado
  • Cidade dos Ossos
  • Cidade das Cinzas
  • Cidade de Vidro
  • Cidade dos Anjos Caídos
  • Os Pergaminhos Vermelhos da Magia
  • Cidade das Almas Perdidas
  • Cidade do Fogo Celestial
  • Contos da Academia dos Caçadores das Sombras
  • Crônicas de Bane
  • Uma História de Notáveis Caçadores das Sombras e Seres do Submundo
  • Dama da Meia-Noite
  • Senhor das Sombras
  • Fantasmas do Mercado das Sombras
  • Rainha do Ar e da Escuridão
  • O Livro Branco Perdido
  • The Black Volume of the Dead, ainda não lançado
  • Trilogia The Wicked Powers, ainda não lançado

A segunda possibilidade é ler todos os livros de cada uma das séries. Elas são “Os Instrumentos Mortais”, que contém 6 livros, as trilogias “As Peças Infernais”, “Os Artifícios das Trevas” e “As Últimas Horas” e os livros spin off que expandem o universo.

Porém, caso prefira ler os livros na ordem em que foram lançados, basta acompanhar a nossa lista abaixo. Ela contém as obras principais do universo. No entanto, alguns lançamentos foram intercalados com spin offs, que serão cobertos de forma geral no último tópico.

Ordem de lançamento de The Shadowhunter Chronicles

1. Os instrumentos mortais 1: Cidade dos ossos

Lançado em 2007, “Cidade dos Ossos” é o primeiro livro da série “Os Instrumentos Mortais”, que deu origem ao universo de Caçadores de Sombras. Os eventos aqui se passam no ano de 2006, quando somos introduzidos à Clary Fray.

Clary é uma adolescente de 15 anos como qualquer outra. E assim como jovens normais ela está em uma festa. A diferença é que, nesta ocasião, ela presencia algo completamente fora deste normal.

Três figuras misteriosas assassinam o que parece ser um garoto. Eles carregam armas e possuem tatuagens estranhas. Porém, o que realmente deixa tudo completamente estranho é o desaparecimento em pleno ar do corpo da vítima.

A jovem sequer pode chamar a polícia uma vez que não há corpo e, aparentemente, apenas ela consegue enxergar aquelas pessoas.

Não demora muito e aprendemos que estes três são Caçadores das Sombras, guerreiros especiais que têm como missão proteger o mundo de criaturas diversas. Introduzida a um mundo novo por Jace Wayland, Isabelle Lightwood e Alec Lightwood, Clary descobre que demônios, anjos, vampiros, lobisomens e muito mais existem e caminham entre nós.

Não apenas isso. Clary também é uma caçadora de sombras, com o sangue de humano e anjo correndo em suas veias. Estes híbridos são conhecidos como Nephilim. E, como tal, ela irá se unir ao grupo em busca dos Instrumentos Mortais, poderosos artefatos que foram roubados por Valentin Morgenstern.

A estreia da saga de Cassandra Clare ficou em oitavo na lista dos mais vendidos do The New York Times, e abriu caminho para este incrível mundo.

Cheia de ação, fantasia e romance, Cidade dos Ossos foi bem recebida por crítica e fãs. Chegou a ser comparado com “Buffy: a Caça Vampiros” graças ao seu estilo de horror inteligente e aventuresco.

Uma adaptação cinematográfica de mesmo nome foi lançada em 2013. A protagonista foi vivida pela atriz Lily Collins.

2. Os instrumentos mortais 2: Cidade das cinzas

No segundo livro da série “Os Instrumentos Mortais”, Clary Fray se vê cada vez mais dentro deste novo mundo que descobriu. Caçar monstros e enfrentar perigos é sua nova rotina, mas as coisas começam a ficar mais pessoais.

Sua relação com o melhor amigo, Simon, está se aprofundando e ficando diferente. Porém, ela mal pode passar tempo com ele graças às missões como caçadora de sombras. Ao mesmo tempo, ela deve enfrentar todos os dilemas em descobrir que Jace é, na verdade, seu irmão.

Como se não bastasse, sua mãe está em um coma magicamente induzido e o vilão Valentin é o seu pai.

Em “Cidade das Cinzas” a jovem deve encontrar uma maneira de salvar sua mãe enquanto lida com misteriosos assassinatos de jovens do Submundo de Nova York. A Espada da Alma, um dos Instrumentos Mortais, é roubada, e as suspeitas caem sobre Jace, que parece não hesitar em ajudar o pai em seus planos.

Tudo se complica rapidamente para Clary neste segundo volume. Ela e os outros personagens devem fazer escolhas duras. Amor e poder são temas fortes na trama e em como trazem segurança e perigo.

“Cidade das Cinzas” foi lançado em 2008.

3. Os instrumentos mortais 3: Cidade de vidro

Clary Fray irá contra todas as regras para tentar salvar a vida de sua mãe no terceiro livro da saga “Os Instrumentos Mortais”. Para isso ela terá que chegar à Cidade de Vidro, o antigo lar dos Caçadores de Sombras.

O problema é que entrar neste lendário local é terminantemente proibido, punível com a pena de morte.

Para conseguir seus objetivos, Clary deve encontrar o feiticeiro Ragnor Fell, que pode ajudá-la a chegar na cidade. E, para encontrar este homem, ela contará com Sebastian, um misterioso e belo Caçador de Sombras.

Durante essa aventura a garota entrará em conflito com Jace, que apresenta sentimentos controversos com relação a ela. Já Simon está em investigação, sob a suspeita de ser um vampiro que resiste à luz do Sol e se envolve em tramas que não queria para si.

Neste livro obtemos mais informações sobre Clary, sua família e seu passado. Seus poderes se mostram muito maiores do que ela imaginava. Mais poderoso também está Valentin, que começa a reunir um exército para acabar com os Caçadores de Sombras e pegar de vez para si os Instrumentos Mortais.

Caçadores e criaturas do Submundo deverão unir forças se quiserem derrotar a ameaça que é o pai de Clary.

“Cidade de Vidro” foi lançado em 2009 e, originalmente, seria o fim da série. Porém, um quarto livro foi lançado, “Cidade dos Anjos Caídos”, e mais sequências anunciadas já em 2010.

Porém, em 2010, antes de continuar com as aventuras de Clary, a autora Cassandra Clare lançou outro título. “Anjo Mecânico” deu início a uma nova série no mundo de Shadowhunters e expandiu seu universo.

4. As peças infernais 1: Anjo mecânico

Em “Anjo Mecânico” Cassandra Clare quebra um pouco a sequência temporal de eventos para revelar aos fãs o passado dos Caçadores de Sombra. O cenário da vez é a Inglaterra na Era Vitoriana do século XIX.

A protagonista da vez é Tessa Gray, uma jovem órfã de 16 anos que, durante a busca por seu irmão e único parente vivo, é raptada pelos irmãos Black. Ela é ajudada pelos Caçadores de Sombras, organização responsável por caçar elementos perigosos do Submundo.

Durante sua jornada ela passa a conhecer melhor os poderes que possui. Tessa, ao entrar em contato com objetos pertencentes a alguém, adquire a capacidade de se transformar nessa pessoa.

Essa habilidade faz dela uma peça central para o Submundo e os Caçadores de Sombras. Ao lado de Will Herondale e James Carstairs, com quem vive um triângulo amoroso, Tessa desenvolverá seu poder e fará parte da luta entre a luz e as trevas.

Esta obra dá início à trilogia “As Peças Infernais” e contribui ainda mais para a expansão do mundo dos livros Shadowhunter. Além de ser ainda mais material para os fãs, nas páginas você encontrará nomes familiares e conhecerá mais sobre os antepassados dos personagens de “Os Instrumentos Mortais”.

Lançado em 2010, “Anjo Mecânico” alcançou o primeiro lugar entre os best-sellers do The New York Times e mistura muito bem tecnologia, fantasia e romance.

5. Os instrumentos mortais 4: Cidade dos anjos caídos

A guerra terminou e Clary está de volta em New York. Ela finalmente está junta de Jace, que não é seu irmão de verdade, continua a treinar os seus poderes e deve se preparar para o casamento de sua mãe. Porém, o que parece ser um tempo perfeito começa a mudar.

Caçadores de Sombras estão sendo mortos por um misterioso assassino, e ao mesmo tempo os ânimos entre as criaturas do Submundo estão ficando agitados. Há o risco de uma nova guerra e figuras do passado, como seu pai ex-Caçador Valentin, começam a ressurgir.

Simon, seu melhor amigo e com quem vive um triângulo amoroso, não está do seu lado e o garoto deve fazer uma complicada escolha entre o lado dos Caçadores e o Submundo. Todos querem um vampiro que resiste ao Sol do seu lado.

Em meio a dramas românticos e os perigos iminentes de uma enorme batalha, Clary deve enfrentar seus maiores fantasmas. Inclusive a responsabilidade por eventos que levam Jace a se afastar dela.

Lançado em 2011, “Cidade dos Anjos Caídos” é a sequência direta de “Cidade de Vidro”. Ele começa apenas seis semanas após o final do título anterior e continua a série “Os Instrumentos Mortais”.

6. As peças infernais 2: Príncipe mecânico

O segundo livro da trilogia “As Peças Infernais” continua a acompanhar Tessa Gray em sua jornada de autodescobrimento.

Aqui retornamos à Inglaterra vitoriana do século XX. Tessa vive no Instituto juntamente com alguns Caçadores das Sombras. Porém, o futuro da instituição está em risco. A diretora Charlotte vê sua capacidade de liderança questionada e cabe à protagonista garantir que sua casa atual se mantenha de pé.

Além disso, a própria identidade de Tessa como indivíduo é posta em cheque quando o Magistrado revela que ela não passa de uma invenção. Para descobrir suas origens, e salvar seu futuro, ela deve encontrar Mortmain, um maligno industrialista conhecido como Príncipe Mecânico, que quer destruir todos os Nephilim do mundo.

“Príncipe Mecânico” foi lançado poucos meses depois de “Cidade dos Anjos Caídos”, ainda em 2011. Em suas páginas estão presentes muitas referências à era vitoriana, inclusive passagens de autores da época como Charles Dickens e Alfred Tennyson, o que dá um aspecto histórico interessante à obra.

7. Os instrumentos mortais 5: Cidade das almas perdidas

Em “Cidade das Almas Perdidas”, o quinto livro na sequência de “Os Instrumentos Mortais” e sétimo lançamento do universo Shadowhunter, Clary Fray terá pela frente terríveis decisões a tomar.

Jace é transformado em um servo do mal pela demônio Lilith. Ela ligou o amado de Clary magicamente ao irmão dela, Sebastian Morgenstern, o que produz tal efeito. O plano é fazer com que a Clave destrua Sebastian, o que poria fim à vida de Jace.

Indo contra todas as evidências de que seja impossível salvar Jace, o jovem e seus amigos farão de tudo para conseguir tal feito.

Os irmãos Lightwood, Alec e Isabelle, juntamente com Magnus Bane e Simon Lewis partirão em uma jornada sem igual em busca de como quebrar a magia de Lilith. Eles se envolverão com demônios poderosos e farão perigosas barganhas com as Irmãs de Ferro para ajudar seus amigos.

Já Clary arriscará a própria vida em um perigoso jogo com  a Rainha das Fadas. Ela contará com seus novos poderes e a memória de seu amor para ajudar, porém, uma derrota significa colocar em perigo o futuro dos Caçadores das Sombras e perder a alma de Jace.

“Cidade das Almas Perdidas” foi lançado em 2012 e recebeu críticas mistas. Apesar disso mantém o sucesso de toda a saga e direciona “Os Instrumentos Mortais” para um fim definitivo.

8. As peças infernais 3: Princesa mecânica

A conclusão da trilogia “As Peças Infernais” apresenta romance, traição, intriga e magia. “Princesa Mecânica” acompanha Tessa Gray durante suas preparações para o casamento. Porém, seu coração é dividido entre Jem e Will.

Em meio às suas preparações e dilemas, Tessa vê novos perigos ameaçando os Caçadores de Sombras do Instituto de Londres. Intrigas diversas surgem e um novo demônio aterroriza os Nephilim.

Tudo parece estar ligado de alguma forma com O Magistrado. O vilão ainda está em sua missão de acabar com os Caçadores, e cada vez mais se aproxima do objetivo. Uma última peça falta em suas intrincadas máquinas. E essa peça é Tessa.

A protagonista desenvolve de formas magníficas suas habilidades, se tornando mais poderosa. Ela é a chave para pôr fim ao exército d’O Magistrado, mas talvez sozinha não seja capaz.

Este livro foi lançado em 2013 e recebeu boas críticas, tanto de fãs como da mídia especializada.

9. Os instrumentos mortais 6: Cidade do fogo celestial

Na incrível conclusão de “Os Instrumentos Mortais” as coisas ficam mais terríveis do que se poderia imaginar.

Sebastian Morgenstern está decidido em se tornar a Estrela da Manhã, o mais belo e terrível dos anjos. O irmão de Clary traz puro terror aos Nephilim, aos Submundos e às cidades humanas. Em sua busca sem limites por poder, ele utiliza do Cálice Infernal para transformar Caçadores em seres das trevas, e aumentar seu exército.

Os melhores guerreiros e guerreiras dos Nephilim se exilam em Idris. Porém, nem mesmo a fortaleza mágica consegue os proteger de Sebastian. O mundo se vê sem seus melhores protetores, e à mercê dos demônios.

Com sombrias perspectivas, Clary e seus companheiros fogem e deverão passar por regiões abissais que nem mesmo os Caçadores de Sombras se arriscaram a explorar.

“Cidade do Fogo Celestial”, lançado em 2014, foi recebido de forma mista pela crítica, porém em sua maioria positiva. Foi aclamada como um fim perfeito para a série, que faz jus ao tema e aos personagens queridos criados por Cassandra Clare.

10. Os artifícios das trevas 1: Dama da meia noite

“Os Artifícios das Trevas” é uma trilogia que se passa no universo Shadowhunters alguns anos após a conclusão de “Os Instrumentos Mortais”. Após a Guerra Maligna Clary Fairchild e Jace se tornaram Caçadores celebridade, mas agora é a hora de novos protagonistas tomarem o palco.

Dessa vez acompanhamos a trajetória de Emma Carstairs, uma Caçadora de Sombras extremamente habilidosa, considerada por muitos a melhor de sua geração. Juntamente com Julian Blackthorn, com quem tem um romance proibido, forma um parabatai, uma dupla de Nephilim guerreiros que lutam em conjunto.

O cenário agora é a Los Angeles do ano 2012, onde uma série de assassinatos começa a ocorrer. As vítimas são humanos e fadas, e seus corpos possuem marcas muito características. Estas mesmas marcas estavam presentes nos corpos dos pais de Emma, mortos anos atrás.

Agora, Emma e Julian devem investigar as mortes em busca de respostas. Emma para a morte de seus pais e a busca por vingança, já Julian quer libertar seu irmão, Mark, que foi aprisionado no Reino das Fadas. Porém o casal precisa correr, pois possuem apenas duas semanas para resolver este mistério.

11. Os artifícios das trevas 2: Senhor das sombras

“Senhor das Sombras”, lançado em 2017, continua a história de Emma Carstairs, iniciada no livro anterior de Cassandra Clare, em uma Los Angeles repleta de fadas, vampiros e outras criaturas fantásticas.

O problema desta vez é que o rei dos Unseelie, um dos povos fada, não quer mais se submeter às exigências dos Nephilim. Isso pode levar a resultados drásticos, e cabe ao nosso trio, Emma, Julian e Mark, resolverem isto.

Enquanto luta, Emma deve ainda lidar com seus sentimentos pelo parabatai Julian. Todo o amor que sente e a vontade de protegê-lo das consequências desse relacionamento deixam a Caçadora em grande conflito. E as coisas não melhoram quando ela começa a se relacionar com o irmão de Julian, Mark.

Este livro é repleto de intrigas, mas se destaca realmente pelo desenvolvimento do romance que envolve o trio principal. Ainda assim, não deixa de ser uma leitura empolgante e divertida para fãs da série.

12. Os artifícios das trevas 3: Rainha do ar e da escuridão

Cassandra Clare conclui mais uma trilogia no mundo de Shadowhunter de maneira empolgante, mas cheia de aberturas, em “Rainha do Ar e da Escruidão”. Este livro foi lançado em 2018 e coloca Emma e Julian frente a frente com desafios que jamais imaginaram.

Os dois partem em uma jornada repleta de perigos para recuperar o Volume Negro dos Mortos, que está no Reino das Fadas. Porém, durante esta missão descobrem segredos obscuros, que podem destruir tudo o que eles conhecem. Agora eles devem fazer o que podem, e o mais rápido possível, para salvar os Caçadores de Sombras.

Além disso, uma misteriosa doença está matando bruxos e, para descobrir as origens e uma possível cura para tal, a família Blackthorn vai para Los Angeles. Muita intriga aguarda a família de Julian e Mark.

Contando com muitos personagens, os eventos dessa história final em “Os Artifícios das Trevas” encerra a saga de Emma e Julian. Porém, a autora pretende revisitar essa parte de sua criação em “The Wicked Power”, como veremos.

13. As últimas horas 1: Corrente de ouro

A trilogia “The Last Hours”, como é conhecida originalmente, nos leva de volta à Inglaterra para acompanhar histórias com Caçadores de Sombras do passado. Dessa vez o período é a era eduardiana, no ano de 1903.

Em “Corrente de Ouro” somos apresentados aos herdeiros dos protagonistas de “As Peças Infernais”. James e Lucie Herondale são filhos de Tessa e Will e cresceram em um ambiente de paz e tranquilidade, conhecendo guerras e perigos apenas através das histórias de seus pais.

Suas vidas são reviradas quando uma terrível e misteriosa praga chega à Inglaterra. Na luminosa cidade de Londres chega também Cordelia Carstairs, uma Caçadora de Sombras muito habilidosa, que vem para a ilha em busca de respostas sobre a acusação de assassinato que caiu sobre seu pai.

Cordelia se une aos amigos James e Lucie para resolver esse dilema. Os três exploram a Londres do início da revolução industrial enquanto participam de bailes elegantes e se envolvem em mistérios e segredos do Submundo.

Como é característico da escrita de Cassandra, e da saga Shadowhunter, este livro é cheio de romances e dilemas amorosos. Cordelia não quer se casar, apesar da pressão da mãe, mas deve lidar com os sentimentos que possui com relação a James. O garoto, porém, já está comprometido com uma promessa de casamento.

Lançado em 2020, “Corrente de Ouro” mistura fantasia, romance e história em uma trama envolvente e cheia de reviravoltas.

14. As últimas horas 2: Chain of iron

Lançado em março de 2021, “Chain of Iron” continua a história de Cordelia Carstairs em uma Londres da era Eduardiana no início do século XX. Este livro ainda não foi lançado no Brasil, mas já foi anunciado para o segundo semestre deste ano pela Editora Galera Record.

A vida de Cordelia está em completo desarranjo. Ela está com James, porém o casamento dos dois não passa de uma fachada para limpar o seu nome. A lendária espada Cortana pertence a ela, porém queima sua mão ao ser usada. E seu pai está cada vez mais distante e irado.

Se não bastasse tudo isso, Jace está apaixonado por Grace Blackthorne, e um assassino começa a aterrorizar as ruas de Londres. Para acabar com os crimes dessa misteriosa figura, Cordelia e os irmãos Herondale unirão forças aos seus companheiros.

Porém, segredos profundos de cada um podem vir à tona e arriscar tudo. Os triângulos amorosos e perigos fantásticos são elevados ao máximo nessa eletrizante obra de Cassandra Clare.

A publicação desta obra estava programada para o segundo semestre de 2020, porém a pandemia de Covid-19 atrasou o calendário.

15. As últimas horas 3: Chain of thorns

A aguardada conclusão de mais uma das trilogias do universo Shadowhunter ainda não foi lançada, nem mesmo em inglês. Anunciada para 2021, porém atrasado para 2022 graças à pandemia de Covid-19, o livro acompanhará mais uma vez a jornada de Cordelia, Jace, Lucien e seus companheiros na Londres do início dos anos 1900.

Apesar de pouquíssimas informações estarem disponíveis, cenas em Paris parecem fazer parte do livro. Também serão aprofundadas as relações entre Cordelia e Jace e seu vínculo parabatai, além de consequências envolvendo Lucien e o retorno de Jesse.

The wicked powers

Esta nova trilogia planejada por Cassandra Cale foi apenas anunciada, sem datas ou previsões concretas de lançamento. A autora irá escrevê-la apenas após a conclusão de “As Últimas Horas”, que deve se dar em 2022. Portanto, ainda há muita espera envolvida para os fãs.

O que sabemos é que estes livros se passarão após a trilogia “Os Artifícios das Trevas”, nos tempos atuais. Os protagonistas, segundo a autora, serão Kit Herondale, Ty Blackthorn e Dru Blackthorn, que tiveram parte importante em “Rainha do Ar e da Escuridão”.

Spin offs

The Shadowhunter Chronicles possui muitos livros extras publicados. Eles são escritos tanto pela Cassandra Clare como por outros autores. Cada livro traz mais informações sobre personagens queridos, o Submundo e os Caçadores de Sombras e ajudam fãs a entender mais sobre o universo da saga.

Cada livro se passa em um período diferente, e seus eventos podem ocorrer antes, durante ou depois dos acontecimentos das aventuras principais.

Eles são:

  • Os Pergaminhos Vermelhos da Magia
  • O Livro Branco Perdido
  • The Black Volume of the Dead
  • Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo
  • Códex dos Caçadores das Sombras
  • As Crônicas de Bane
  • Contos da Academia dos Caçadores das Sombras
  • Fantasmas do Mercado das Sombras

Quem é Cassandra Clare?

Cassandra Clare é o pseudônimo utilizado por Judith Rumelt, escritora norte-americana que nasceu no Irã em 1973. Durante sua infância Judith morou em várias cidades ao redor do mundo, viajando com seus pais. Morou na França, Inglaterra e Suíça durante este período.

Aficionada por literatura, ela cresceu como ávida leitora e começou a escrever durante o colégio. Após a faculdade ela trabalhou em revistas e tablóides, alguns famosos como o The Hollywood Reporter.

Como escritora de fanfics a autora é bastante conhecida. Seus trabalhos com as sagas Harry Potter e O Senhor dos Anéis são muito conhecidos e ajudaram-na a começar a carreira na literatura. Sua autora preferida é Jane Austen.

Judith Rumelt é casa com Joshua Lewis, com quem vive em Massachusetts. Em suas obras ela sempre inclui personagens de diversas origens e características, como judeus – sua religião – e de diferentes orientações sexuais. Suas obras sempre trabalham protagonistas femininas fortes e apresentam personagens homossexuais e transgêneros.

Estes temas chegaram a causar conflitos entre a autora e produtores da série baseada em The Mortal Instruments. Estes não queriam incluir um romance homoafetivo no produto lançado para a Netflix, e para tal incluíram a personagem Lydia, não existente nos livros.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.